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Repositório Institucional - UECE
Título:
O REUNI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: ANÁLISE DA AMPLIAÇÃO DE VAGAS E DA INCLUSÃO SOCIAL

Autor(es):
SÁ, GILVANA DOS SANTOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta pesquisa busca fazer um diagnóstico do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), quanto à ampliação das vagas e a inclusão social na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Lançado em 2007, por meio do Decreto n.6096, este programa de governo tinha como principal objetivo ampliar o acesso e permanência na educação superior. Neste prisma, delimitou-se os seguintes objetivos específicos: pesquisar o contexto de implantação do REUNI a nível nacional e no âmbito da Universidade Federal do Amapá; apontar as possíveis contribuições trazidas pela adesão a esse programa na Universidade Federal do Amapá quanto à ampliação de vagas e da inclusão social; e identificar as dificuldades encontradas pela Universidade Federal do Amapá após o REUNI. Metodologicamente, esta pesquisa configura-se como exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental, em que foram utilizadas diferentes fontes, como documentos oficiais, disponibilizados em sítios eletrônicos governamentais e documentos produzidos pela própria UNIFAP referentes ao REUNI. Posteriormente foram aplicadas 15 entrevistas semiestruturas a gestores, professores e técnicos administrativos que de alguma forma vivenciaram o processo de adesão e implantação do REUNI na Universidade Federal do Amapá. Para tanto utilizou-se da técnica de análise de conteúdo, consistente nas informações obtidas em todas as fontes documentais e nas entrevistas. O resultado aponta que o REUNI foi uma política pública que apesar da oposição inicial sofrida e da impossibilidade de cumprimento de todas as metas decorrentes da falta de um planejamento prévio e de uma fiscalização e acompanhamento eficazes, foi um importante programa de inclusão social, pois foi capaz de promover uma significativa expansão na UNIFAP, resultando em aumento de oportunidade de acesso ao ensino superior às pessoas historicamente consideradas excluídas pela sociedade. Contudo, o problema maior que se levanta é a dificuldade em manter os frutos desta expansão, considerando a crise financeira que as instituições de ensino superior estão enfrentando, com pouco recurso e com cortes drásticos nos repasses para a educação.
Palavras-chave: REUNI. Educação Superior. Democratização do ensino. Expansão.

Abstract:
This research aims to make a diagnosis of the Program of Support to Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities (REUNI), regarding the expansion of vacancies and social inclusion at the Federal University of Amapá (UNIFAP). Launched in 2007, through Decree No. 6096, this government program aimed to expand access and permanence in higher education. In this sense, the following specific objectives were defined: research the context of implementation of REUNI nationally and within the Federal University of Amapá; point out the possible contributions brought by adherence to this program at the Federal University of Amapá regarding the expansion of vacancies and social inclusion; and identify the difficulties encountered by the Federal University of Amapá after REUNI. Methodologically, this research is configured as exploratory, qualitative, bibliographic and documentary, where different sources were used, such as official documents, made available on governmental websites and documents produced by UNIFAP itself concerning REUNI. Subsequently, 15 semi-structured interviews were applied to managers, teachers and administrative technicians, who somehow experienced the process of adhesion and implementation of REUNI at the Federal University of Amapá. For this, we used the technique of content analysis, consistent with the information obtained from all documentary sources and interviews. The result points out that REUNI was a public policy that despite the initial opposition suffered and the impossibility of meeting all the goals resulting from the lack of previous planning and effective supervision and monitoring, was an important social inclusion program as it was able to promote significant expansion in UNIFAP, resulting in increased access to higher education for people historically considered to be excluded by society. However, the biggest problem that arises is the difficulty in maintaining the fruits of this expansion, considering the financial crisis that higher education institutions are facing, with little recourse and drastic cuts in transfers to education.
Keywords: REUNI. College education. Democratization of education. Expansion.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SÁ, GILVANA DOS SANTOS. O REUNI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: ANÁLISE DA AMPLIAÇÃO DE VAGAS E DA INCLUSÃO SOCIAL. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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