Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM ENFERMAGEM PARA A PROMOÇÃO DO VÍNCULO MÃE-FILHO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Autor(es):
SANTOS, ALINIANA DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Objetivo: avaliar o efeito de uma tecnologia educacional do tipo cartilha pautada na teoria da consecução do papel materno em relação ao vínculo mãe-filho em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Metodologia: apresentou métodos mistos com duas fases: estudo metodológico e quase experimental. O estudo metodológico foi desenvolvido mediante revisão integrativa, diagnóstico situacional, construção da cartilha, qualificação do material por meio de validação por juízes (23 especialistas das áreas da saúde e 06 técnicos da área comunicação/designer) e avaliação pelo público-alvo (10 mães de recém-nascidos de risco). A fase quase experimental foi realizada com 86 binômios mãe e filho em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de Fortaleza-CE. O desfecho (vínculo) foi associado às variáveis sócio demográficas, clinicas e ao conhecimento materno. A comparação das medidas de tendência central foi realizada pelos /testes: Friedman, Mann-Whitney ou teste t de Student. Fixou-se o nível de significância menor ou igual a 5% (p <0,05) para avaliação do efeito da cartilha. O período total de coleta de dados se deu de junho de 2018 a maio de 2019. Resultados: A revisão integrativa evidenciou a importância de inserir as mães no cuidado ao bebê na UTIN. O diagnóstico situacional mostrou a necessidade das mães em aprender acerca dos equipamentos da UTIN, os sentimentos vivenciados por elas e quais cuidados elas poderiam participar durante a hospitalização. Conteúdo este embasado pela teoria da consecução do papel materno. A cartilha foi validada, obtendo-se Índice de Validade de Conteúdo global de 0,92; a aparência foi qualificada como “Superior” com percentual de 80% e as mães realizaram avaliação com 100% de concordância entre os itens. Em relação ao efeito da cartilha educativa, houve associação estatística significante (p<0,0001) entre a maioria das variáveis sociodemográficas e clínicas em relação às medidas de tendência central de vínculo. A comparação entre vínculo antes e após a cartilha educativa, mostrou uma diferença significativa entre as medidas de tendência central (p<0,0001), mostrando assim o efeito positivo da cartilha para a promoção do vínculo. A cartilha foi capaz de reduzir as médias de estresse relacionado aos itens: “não alimentar eu mesma meu bebê” (p<0,0001), “não poder cuidar eu mesma do meu bebê” (p<0,0001), “não poder segurar quando eu quero” (p<0,0001), “sentir-se desamparada e incapaz de proteger meu bebê da dor e dos procedimentos dolorosos” (p=0,048), “sentir-se sem condição de ajudar meu bebê durante esse tempo” (p=0,002), “não ter tempo para estar sozinha com meu bebê” (p=0,005). A associação entre estresse e vínculo mostrou que não houve relação estatisticamente significante na maioria dos itens, porém houve uma menor média da ocorrência de estresse entre as mães que tiveram vínculo formado com seu bebê. A cartilha educativa foi capaz de aumentar o conhecimento (p<0,0001) acerca dos temas contemplados pela cartilha. Ao analisar o conhecimento e o vínculo, as medidas de tendência central do vínculo foram crescentes entre os períodos pré e pós cartilha tanto em relação ao conhecimento sim como conhecimento não (p<0,0001), todavia as médias/medianas dos vínculos do conhecimento sim foram maiores do que as do conhecimento não. Conclusão: A cartilha educativa foi capaz de promover o vínculo entre o binômio mãe e filho, de melhorar o conhecimento das mães sobre o contexto da hospitalização e dos cuidados maternos, bem como de reduzir os níveis de estresse, sendo assim uma tecnologia educacional importante para o acolhimento na UTIN. 
Palavras-chave: Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Relações Mãe-Filho. Recém-Nascido Prematuro. Tecnologia Educacional.

Abstract:
Objective: To evaluate the effect of a primer-based educational technology based on the theory of achieving the maternal role in relation to the mother-child bond in a Neonatal Intensive Care Unit (NICU). Methodology: presented mixed methods with two phases: methodological and quasi-experimental study. The methodological study was developed through integrative review, situational diagnosis, construction of the booklet, qualification of the material through validation by judges (23 health experts and 06 communication / designer technicians) and evaluation by the target audience (10 mothers at-risk newborns). The quasi-experimental phase was performed with 86 mother and child binomials in a Neonatal Intensive Care Unit of Fortaleza-CE. The outcome (bond) was associated with socio-demographic, clinical and maternal knowledge variables. Central tendency measurements were compared by the Friedman, Mann-Whitney or Student's t-tests. Significance level lower than or equal to 5% (p <0.05) was set to evaluate the effect of the primer. The total data collection period was from June 2018 to May 2019. Results: The integrative review highlighted the importance of inserting mothers in the care of the baby in the NICU. The situational diagnosis showed the mothers' need to learn about NICU equipment, the feelings they experienced and what care they could take during hospitalization. This content is based on the theory of achieving the maternal role. The booklet was validated, obtaining an overall Content Validity Index of 0.92; Appearance was classified as “Superior” with 80% and mothers performed evaluation with 100% agreement between items. Regarding the effect of the educational booklet, there was a statistically significant association (p <0.0001) between most sociodemographic and clinical variables in relation to measures of central bonding tendency. The comparison between bond before and after the educational booklet showed a significant difference between the central tendency measures (p <0.0001), thus showing the positive effect of the booklet for bond promotion. The booklet was able to reduce the average stress related to the items “not feeding my baby myself” (p <0.0001), “not being able to take care of my baby myself” (p <0.0001), “not be able to hold when I want ”(p <0.0001),“ feel helpless and unable to protect my baby from pain and painful procedures ”(p = 0.048),“ feel unable to help my baby during this time ”(p = 0.002),“ not having time to be alone with my baby ”(p = 0.005). The association between stress and bonding showed that there was no statistically significant relationship in most items, but there was a lower average occurrence of stress among mothers who had bonded with their baby. The educational booklet was able to increase knowledge (p <0.0001) about the topics covered by the booklet. When analyzing knowledge and bonding, measures of central bonding tendency were increasing between pre and post primer periods both in terms of knowledge yes and knowledge no (p <0.0001), however the mean / median of knowledge links yes they were larger than those of knowledge no. Conclusion: The educational booklet was able to promote the link between mother and child, to improve mothers' knowledge of the context of hospitalization and maternal care, as well as to reduce stress levels, thus being an important educational technology for the reception. in the NICU.
Keywords: Intensive Care Units, Neonatal. Mother-child Relations. Infant, Premature. Educational Technology.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
SANTOS, ALINIANA DA SILVA. TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM ENFERMAGEM PARA A PROMOÇÃO DO VÍNCULO MÃE-FILHO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. 2019. 158 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1