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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A INTEGRALIDADE NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AO AUTISTA E AO DEFICIENTE MENTAL

Autor(es):
BONFIM, ANA CLAUDIA QUEIROZ

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Esta pesquisa investigou os serviços de educação e saúde desenvolvidos pelo Centro de Integração Psicossocial do Ceará, junto a autistas e pessoas com deficiência intelectual. As ações desenvolvidas estão orientadas para o processo de acompanhamento e reabilitação dos pacientes, por meio de equipe multidisciplinar, o que exige integração do processo de trabalho, pela diversidade de ações executadas e o quantitativo de pessoas envolvidas no contexto diário de cada paciente. As atividades são realizadas pela instituição e orientadas pelo princípio da integralidade do cuidado, compreendendo-o como inovador e complexo, aglutinando os demais princípios do Sistema Único de Saúde-SUS e da Legislação Brasileira de Reforma Psiquiátrica. Com base nessa compreensão, o presente estudo teve como objetivo promover o entendimento da dinâmica de trabalho no serviço, destacando a relação necessária entre familiares, profissionais e usuários na construção da integralidade do cuidado. O tratamento metodológico utilizado compreendeu duas etapas: a primeira fez uso de uma pesquisa bibliográfica avaliando as várias contribuições apresentadas por diversos autores; e a segunda, fez uso de um estudo de caso, na instituição citada, por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, com uso da técnica de grupo focal, tendo sido confirmados os conceitos construídos pela primeira etapa da investigação. Os sujeitos da pesquisa foram 48 pessoas distribuídas em cinco grupos de representação: grupo I (profissionais que trabalham no serviço); grupo II (usuários autistas capazes de verbalizar, com boa interação social, e boa simbolização); grupo III (usuários portadores de deficiência intelectual, capazes de verbalizar, boa interação social e boa simbolização); grupo IV (pais dos usuários portadores de autismo); grupo V (pais dos usuários portadores de atraso intelectual). Os resultados foram avaliados por meio da técnica de análise de discurso de Orlandi, considerando as dimensões concretas e simbólicas dos conteúdos oferecidos pelas entrevistas e pelo registro dos grupos focais. Os resultados da pesquisa revelam que a infraestutura do serviço ainda é insuficiente e inadequada, que o processo de trabalho é fragmentado, que as práticas de atendimento ainda estão centradas na doença e que os princípios de interdisciplinaridade e intersetorialidade ainda não são viabilizados. O modelo de atendimento do CIPC ainda está norteado por conflitos e contradições convivendo
com o antigo (fragmentação) e o novo (integralidade) num processo em construção com base nos princípios e diretrizes que orientam o Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave: Integralidade. Autismo. Deficiência Intelectual

Abstract:
This study investigated the health and education services developed by the Center for Psychosocial Integration of Ceará, with autists and people with mental disabilities. The actions undertaken are geared towards the monitoring and rehabilitation of patients through multidisciplinary team, which requires integration of the work process, the diversity of actions performed and the amount of people involved in the daily context of each patient. The activities are carried out by the institution and guided by the principle of comprehensiveness of care, understanding it as innovative and complex, agglutinating the other principles of the Unified Health System and the Brazilian Law of psyquiatric reform. Based on this understanding, this study aimed to promote understanding of the dynamics of employment in the service, highlighting the necessary link between families, professionals and users in the construction of the whole of care. The treatment methodology used comprised two stages: the first made use of a literature search, evaluating the various contributions made by several authors, and second, made use of a case study, at the said institution, through an exploratory qualitative research, using the technique of focus group and confirming the concepts constructed by the first stage of research. The research subjects were 48 people divided into five groups representing: group I (professionals working in the service), group II (autistic users able to verbalize, with good social interaction and good symbolization), group III (users with disabilities intellectual, able to verbalize, good social interaction and good symbolization), group IV (parents of individuals with autism), group V (parents of people with intellectual retard). The results were evaluated using the technique of Orlandi’s analysis of speech, considering the practical and symbolic dimensions of content offered by interviews and the record of focus groups. The research results show that the infrastructure of the service is still insufficient and inadequate, that the work is fragmented, that the practices of care are still focused on the disease and that the principles of interdisciplinary and intersectoral are not enabled. The model of care of CIPC is still guided by conflicts and contradictions living with the old (fragmentation) and new (integrality) in a construction process based on principles and guidelines that guide the Unified Health System.
Keywords: Integrality. Autists. Mental Disabilities.



Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BONFIM, ANA CLAUDIA QUEIROZ. A INTEGRALIDADE NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AO AUTISTA E AO DEFICIENTE MENTAL. 2009. 88 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 18 de abril de 2024

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