Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EXPERIMENTANDO A NOTÍCIA E SABOREANDO A BIOLOGIA

Autor(es):
SILVA, JULIO CESAR BARBOSA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Como docente, percebi que é comum no ambiente escolar, o professor ser indagado pelos alunos sobre textos noticiosos de variadas fontes. É também comum ouvir dos alunos a seguinte frase sobre um assunto noticiado: “É verdade, pode acreditar, essa notícia saiu no jornal”. Nota-se então, que na maioria das vezes, os estudantes aceitam informações noticiadas como sendo verdades, isentas de contestações. Portanto, torna-se importante refletir sobre as habilidades dos alunos em relação a uma leitura mais crítica de notícias relacionadas a assuntos biológicos. Em adição, pela vivência em sala de aula, constata-se que a Biologia, em geral, é considerada pelos alunos, como a matéria dos nomes complicados e fenômenos complexos de difícil assimilação. Quando os assuntos biológicos são sempre transmitidos por meio de aulas unicamente expositivas, a qualidade do aprendizado pode ficar ainda mais comprometida. Neste contexto, assim como as notícias, as atividades práticas experimentais também podem contribuir de maneira mais eficiente para a compreensão de temas biológicos. Este trabalho procurou avaliar as potencialidades de notícias fictícias relacionadas com atividades experimentais, como recurso didático no processo de aprendizagem. A metodologia consistiu em uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 2° ano do ensino médio, em uma escola estadual localizada em Maracanaú-CE. Para a coleta de dados, foi utilizada a escrita dos textos produzidos, análise das discussões e experimentos elaborados pelos alunos participantes. O material foi analisado pelo Método Análise de Conteúdo. No início de cada atividade, os alunos receberam uma notícia fictícia contendo trechos com informações que poderiam ser julgadas como incoerentes. Após a leitura das notícias, foi solicitado que cada aluno identificasse os possíveis erros e, utilizando os termos biológicos apropriados, reescrevesse e/ou complementasse a notícia da forma que ele achasse que seria mais adequada. Em seguida, os alunos foram incentivados a elaborar procedimentos experimentais relacionados com os trechos das notícias, cujos resultados permitissem “avaliar” a informação e fornecessem uma possibilidade de argumentação para confirmar o trecho julgado como adequado ou fundamentar a retificação da informação contida na notícia, identificada como sendo incorreta. Nessa etapa, não havia roteiro prévio a ser seguido, as equipes tiveram que selecionar, entre os materiais disponibilizados, os mais adequados para a realização do experimento. Depois da atividade prática, os
alunos que conseguiram identificar e corrigir a incoerência da notícia, tiveram a oportunidade de reforçar e ampliar a compreensão em relação aos assuntos referentes aos textos noticiados. Mesmo os alunos que não conseguiram identificar a incoerência do texto noticioso ou apresentaram erros conceituais em seus argumentos, revelaram, após experimentação, uma compreensão adequada em relação aos assuntos abordados. Esses alunos mostraram durante as discussões e nas partes escritas, explicações e argumentos coerentes com os debates e/ou resultados observados na experimentação e, consequentemente, apresentaram um posicionamento correto em relação às notícias. Após observações e análises, conclui-se que as atividades desenvolvidas apresentam uma grande potencialidade de contribuição ao processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Atividades Experimentais. Aula Prática. Ensino de Biologia.

Abstract:
As a teacher, I realized that it is common in the school environment, the teacher being questioned by the students about news from several sources. It is also common to hear from the students the following sentence about a subject on the news: “It is true, trust me, it came out on the news”. It can be noticed that most times students accept information reported as being truth, excluded from objections. Therefore, it becomes important to think about the students' abilities regarding to a more critical reading of the news related to biological subjects. In addition, through classroom experience, it is verified that Biology, in general, is considered by students as the subject of complicated names and complex phenomena of difficult assimilation. When biological subjects are always taught only through lectures, the quality of the learning can be even more compromised. In this context, just as the news, practical experimental activities can also contribute to a more efficient understanding of biological topics. This work aimed to evaluate the potentialities of fake news related to experimental activities, as didactic material in the learning process. The methodology consisted of a qualitative approach. The research was developed with students from the second year of high school, in a state school located in Maracanaú-CE. For the data collection, it was used the writing of the texts produced, the analysis of discussions and also the experiments elaborated by the participating students. The material was analyzed through the Content Analysis Methodology. In the beginning of each activity, the students received fake news containing parts with information that could be considered incoherent. After reading the news, it was requested from each student to identify mistakes and, by using the appropriate biological terms, to rewrite and/or complement the news in a way that they found more suitable. After that, the students were encouraged to elaborate experimental procedures related to the parts of the news, from which the results would allow "to evaluate” the information and provide a possibility of argumentation either to confirm the parts being analyzed as suitable or to base the rectification of the information on the news. In this step, there had not be a script to be followed, the teams had to select, among the available materials, the most suitable ones for the experiment. After the practical activity, the students who were able to identify and correct the incoherence of the news had the opportunity to reinforce and expand their understanding about the subjects related in the texts of the news. Even the students that were unable to identify the incoherence in the news or
presented conceptual mistakes in their arguments, showed, after the experiments, an adequate understanding regarding to the subjects approached. These students showed during the discussions and in the writing parts, explanations and arguments coherent with the debates and/or results observed in the experiments and, consequently, presented a correct view in relation to the news. After observations and analyses, it was concluded that the developed activities present a great potentiality of contribution to the learning process. Keywords: Experimental activities. Practical class. Biology teaching.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, JULIO CESAR BARBOSA DA. EXPERIMENTANDO A NOTÍCIA E SABOREANDO A BIOLOGIA. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1