Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
APLICAÇÃO DE PROPOSTA DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autor(es):
FERNANDES, JOSÉ MYGUEL

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
Não informado

Resumo:
A Matemática Financeira está inserida diretamente em diversas transações do cotidiano. Isto, por meio de juros cobrados em faturas de cartão de crédito, energia elétrica, água e esgoto, e em boletos bancários, por exemplo. Assim, visando analisar se o discente consegue associar adequadamente os conteúdos de Matemática Financeira do ensino básico, com atividades recorrentes do cotidiano, este trabalho tem como objetivo geral de conhecer habilidades de alunos do Ensino Médio em relacionar conteúdos da matemática financeira com o cotidiano. Nesta pesquisa aplicamos uma proposta de atividades de Matemática Financeira elaborada por Santos (2017), voltada para alunos do Ensino Médio. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica acerca do surgimento das transações comerciais, princípio da Matemática Financeira, principais conceitos e aplicações no cotidiano. A aplicação da proposta foi realizada com 24 alunos, do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza. Em seguida realizou-se o tratamento e a análise dos dados coletados com a finalidade de compreender quais as principais dificuldades apresentadas pelos alunos. Por fim, concluiu-se que os discentes conseguem fazer a assimilação dos conteúdos apresentados em sala de aula que envolvem a Matemática Financeira com problemas do seu cotidiano, porém, há algumas dificuldades em temas apresentados na pesquisa.
Palavras-chave: Educação Financeira. Atividades de ensino. Educação Matemática.

Abstract:
Financial Mathematics is inserted directly into several everyday transactions. This, through interest charged on credit card bills, electricity, water and sewage, and bank slips, for example. Thus, aiming to analyze if the student can adequately associate the contents of Financial Mathematics of basic education, with recurring activities of daily life, this work aims to know the skills of high school students in relating financial mathematics contents with daily life. In this research we apply a proposal of Financial Mathematics activities prepared by Santos (2017), aimed at high school students. For this, we conducted a literature review about the emergence of business transactions, the principle of financial mathematics, main concepts and applications in everyday life. The application of the proposal was made with 24 students from the 3rd year of high school of a public school in Fortaleza. Then, the treatment and analysis of the collected data were performed in order to understand the main difficulties presented by the students. Finally, it was concluded that the students can assimilate the contents presented in the classroom that involve Financial Mathematics with problems of their daily life, however, to some difficulties in themes presented in the research.
Keywords: The Financial Education. Teaching activities. Mathematical education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
FERNANDES, JOSÉ MYGUEL. APLICAÇÃO DE PROPOSTA DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2019. Sem Numeração Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1