Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CURIOSIDADES DO TRIÂNGULO DE PASCAL, APLICADAS AO BINÔMIO DE NEWTON, COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autor(es):
RODRIGUES, FRANCISCO RIKARDO SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O binômio de Newton, segundo a bibliografia consultada, é tido como um dos tópicos mais elegantes de matemática, pois além de sua notável relevância no ramo da álgebra e aritmética, também possui uma grande relação com a análise combinatória. No entanto, a clareza dessas relações é comprometida por alguns aspectos, entre eles o alto nível de abstração da temática e a abordagem, muitas vezes superficial, em livros de ensino básico e até superior. Diante desse contexto, este trabalho tem como propósito expor uma abordagem para o Ensino Médio de binômio de Newton, a partir de curiosidades do triângulo aritmético de Blaise Pascal. Foi feito, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, afim de adquirir o domínio do tema para realizar o planejamento de atividades que estruturam a proposta didática que utiliza a essência do triângulo aritmético como ferramenta para o ensino de binômio de Newton. Essas atividades consistem em propostas de metodologias ativas que o professor poderá utilizar na sua rotina de sala de aula, por exemplo, foi proposto um jogo da memória que utiliza as propriedades dos números binomiais, que é a essência do triângulo de Pascal. Também foi feito uma proposta de aula que utiliza a relação do triângulo aritmético com a ferramenta informatizada do Excel, além da proposta de uma lista de exercícios que utiliza as relações do teorema binomial com outras áreas do conhecimento. Este trabalho, possibilitou uma reflexão sobre a necessidade de uma metodologia sólida, dinâmica e interdisciplinar através de uma estrutura didática que relaciona conteúdos matemáticos que são intrínsecos, como ocorre com binômio de Newton e triângulo aritmético de Pascal. Embora haja algumas dificuldades com o estudo do tema, temos ciência que, mesmo com as limitações deste trabalho, acredita-se que a utilização da contextualização e interdisciplinaridade é uma metodologia ativa que merece ser considerada no domínio estudado.
Palavras-chaves: Número binomial. Triângulo de Pascal. Formação de professores.

Abstract:
Newton's binomial, according to the bibliography consulted, is considered to be one of the most elegant topics in mathematics, because besides its remarkable relevance in the field of algebra and arithmetic, it also has a great relation with combinatorial analysis. However, the clarity of these relationships is compromised by some aspects, including the high level of abstraction of the theme and the often superficial approach in elementary and even higher education textbooks. Given this context, this paper aims to expose an approach to Newton's binomial High School, based on curiosities of Blaise Pascal's arithmetic triangle. Initially, an exploratory bibliographic research was made in order to acquire mastery of the theme to plan activities that structure the didactic proposal that uses the essence of the arithmetic triangle as a tool for teaching Newton's binomial. These activities consist of proposals for active methodologies that the teacher can use in his classroom routine, for example, a memory game that uses the properties of binomial numbers, which is the essence of Pascal's triangle, has been proposed. It was also made a class proposal that uses the relation of the arithmetic triangle with the computerized Excel tool, besides the proposal of a list of exercises that uses the relations of the binomial theorem with other areas of knowledge. This work allowed a reflection on the need for a solid, dynamic and interdisciplinary methodology through a didactic structure that relates mathematical contents that are intrinsic, as occurs with Newton's binomial and Pascal's arithmetic triangle. Although there are some difficulties with the study of the subject, we are aware that, even with the limitations of this work, it is believed that the use of contextualization and interdisciplinarity is an active methodology that deserves to be considered in the studied domain.
Keywords: Binomial Number. Pascal's triangle. Teacher training.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
RODRIGUES, FRANCISCO RIKARDO SOUSA. CURIOSIDADES DO TRIÂNGULO DE PASCAL, APLICADAS AO BINÔMIO DE NEWTON, COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1