Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
UMA VISÃO DOCENTE: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autor(es):
LIMA, JOSÉ ANDERSON DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano dos alunos, com isso, percebe-se o aumento da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação e, consequentemente no ensino da matemática. Portanto, a presente pesquisa trata acerca do uso do whatsapp como ferramenta no ensino da matemática, de forma a analisar a visão do docente quanto aos benefícios e desafios dessa utilização. É necessário que os professores acompanhem as evoluções tecnológicas, pois, os alunos as utilizam constantemente e assim o docente conseguirá ter uma melhor aproximação com o aluno e transmitirá o conteúdo de forma mais interativa. A pesquisa teve como objetivo investigar de que forma a utilização do whatsapp, como ferramenta didática, contribui no processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação básica, na visão dos docentes. Quanto à abordagem, a pesquisa se classifica como qualitativa e descritiva, quanto ao objetivo. Para alcançar os objetivos foram realizadas pesquisas bibliográficas e entrevistas, feitas através de questionário semiestruturado. Como resultado pode-se perceber que os docentes utilizam tecnologias no cotidiano de suas aulas e que o whatsapp é uma ferramenta de auxílio que, segundo eles, melhorou a aproximação com o aluno, a comunicação, o estudo compartilhado e até o aumento do estimulo a curiosidade.
Palavras-chave: Rede social. TICs. Ensino de matemática.

Abstract:
Les Technologies sont de plus en plus présentes dans La vie quotidienne des étudiants, avec l'utilisation croissante des technologies de l'information et de la communication (TICs) dans l'éducation et par conséquent dans l'enseignement des mathématiques. Par conséquent, cette recherche présente l'utilisation de WhatsApp comme outil dans l'enseignement des mathématiques, afin d'analyser le point de vue de l'enseignant sur les avantages et les inconvénients de son utilisation. Les enseignants doivent suivre les évolutions technologiques, car les étudiants les utilisent en permanence, ce qui leur permettra d’avoir une meilleure approche avec l’étudiant et de transmettre le contenu de manière plus interactive. La recherche visait à examiner comment l'utilisation de WhatsApp, en tant qu'outil didactique, contribue au processus d'enseignement et d'apprentissage des mathématiques dans l'éducation de base, du point de vue des enseignants. En ce qui concerne l’approche, la recherche est classée en tant qu’objectif qualitatif et descriptif. Pour atteindre les objectifs, des recherches bibliographiques et des entretiens ont été menés au moyen d’un questionnaire semi-structuré. Comme résulat, on constate que les enseignants utilisent les technologies dans quotidiennement dans leurs cours et que Whatsapp est un outil d’aide qui, selon eux, a amélioré le rapprochement avec l’étudiant, la communication, l’étude partagée et même une stimulation accrue la curiosité.
Keywords: Réseau social. TICs. Enseignement des mathématiques.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
LIMA, JOSÉ ANDERSON DA SILVA. UMA VISÃO DOCENTE: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1