Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA, NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Autor(es):
SILVA, KELLY DE CÁSSIA BARRADAS DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
Não informado

Resumo:
A EaD apresenta-se como uma possibilidade de formação em nível superior para as regiões do país nas quais o acesso é difícil, assim como a instalação e permanência das IES. Preenche assim, lacunas na formação de professores da educação básica, e possibilita também a formação inicial de jovens e adultos. A pesquisa está centrada no processo de implantação do Curso de Licenciatura em Educação Física – modalidade a distância, da Universidade Federal do Amapá, com entrada da primeira turma em 2010. Partiu-se de uma construção baseada em fatores relacionados às características do projeto pedagógico construído pelo curso, das considerações sobre as dimensões didático-pedagógica, de corpo docente e infraestrutura, advindas dos avaliadores do MEC. Os objetivos orientadores desta pesquisa buscam responder ao seguinte problema: como se efetivou o processo de implantação do curso de Licenciatura em Educação Física – EaD, da UNIFAP? Realizou-se pesquisa descritiva, fundamentada na abordagem qualitativa para identificar percepções dos sujeitos envolvidos, que incluem o diretor do Departamento de Educação a Distância à época da criação do curso, e dois docentes, tendo as entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Finalizada a coleta, os dados primários foram organizados, selecionados e codificados, nesta etapa utilizamos como procedimento, a referência da análise de conteúdo por categorias temáticas (MINAYO,1992).Os resultados da pesquisa demonstraram inicialmente que o PPC de Educação Física EaD analisado diverge, em alguns elementos, daqueles pontuados positivamente no Relatório de Avaliação elaborado pela comissão do Inep/MEC. Contatou-se também a falta de acompanhamento do projeto do curso e da prática da autoavaliação. Ademais, os resultados das entrevistas combinados com os demais dados da pesquisa dão conta que tanto o diretor do DEaD, quanto os docentes acreditam que o curso atendeu as exigências do MEC para a implantação do curso, quando observados os elementos PPC e corpo docente. De modo geral o estudo sugere a existência de duas realidades: a primeira ancorada na proposta do projeto de criação do curso, que não demonstrou todos os elementos necessários para que o curso fosse implementado, e nas falas dos agentes envolvidos na implantação, que dão conta de um processo embrionário da modalidade a distância no Estado do Amapá, o que proporcionou à UNIFAP experimentar dificuldades diversas; e a segunda realidade posta, está
atrelada aos resultados positivos da avaliação in loco, indicados como satisfatório. Para finalizar, destacamos que a implantação do curso pesquisado atendeu aos requisitos normativos mínimos exigidos pelo Ministério da Educação e indicados pelos Referenciais de Qualidade.
Palavras-chave: Educação à distância. Implantação de curso. Formação de professores. Curso de Educação Física.

Abstract:
DE presents itself as a possibility of higher education for the regions of the country where access is difficult, as well as the installation and permanence of HEIs. It thus fills in gaps in the education of basic education teachers, and also enables the initial formation of youth and adults. The research is centered on the implementation process of the Physical Education Degree Course - distance mode, from the Federal University of Amapá, with the entrance of the first class in 2010. It started from a construction based on factors related to the characteristics of the pedagogical project built. the course, the considerations on the didactic-pedagogical, faculty and infrastructure dimensions, coming from the MEC evaluators. The guiding objectives of this research seek to answer the following problem: how was the process of implementation of the Physical Education Degree course - UNIFAP?A descriptive research was conducted, based on the qualitative approach to identify perceptions of the subjects involved, including the director of the Department of Distance Education at the time of the course's creation, and two teachers, having semi-structured interviews as a data collection instrument. After the collection, the primary data were organized, selected and coded. In this step we used as a procedure the reference of content analysis by thematic categories (MINAYO, 1992). The research results initially demonstrated that the Physical Education PPC analyzed differs, in some elements, from those positively scored in the Evaluation Report prepared by the Inep / MEC commission. The lack of follow-up of the course project and self-assessment practice was also reported. In addition, the results of the interviews combined with the other survey data show that both the DEaD director and the faculty believe that the course met the MEC requirements for course implementation, when PPC and faculty elements were observed.In general, the study suggests the existence of two realities: the first one anchored in the proposal of the course creation project, which did not demonstrate all the necessary elements for the course to be implemented, and in the statements of the agents involved in the implementation, who give account. an embryonic process of distance learning in the state of Amapá, which allowed UNIFAP to experience various difficulties; and the second reality posed, is linked to the positive results of the on-site evaluation, indicated as satisfactory. Finally, we emphasize that the implementation of the researched course met the minimum normative requirements required by the Ministry of Education and indicated by the Quality Standards. Keywords: Distance Education. Course implementation. Teacher training. Physical Education Course.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, KELLY DE CÁSSIA BARRADAS DA. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA, NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. 2019. 147 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1