Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ARTICULAÇÃO DE UM PRINCÍPIO PEDAGÓGICO E EDUCACIONAL

Autor(es):
SOUSA, LOURENÇO FELIPE AGUIAR DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a atuação do coordenador pedagógico como agente articulador nos processos educacionais, especialmente no que tange a formação continuada dos professores. Foi definida com campo empírico uma escola de Ensino Médio situada na região metropolitana de Fortaleza/CE. Para fundamentar essa pesquisa buscou-se pautar em vários teóricos como: Luck (2009), Pimenta (2005), Vasconcellos (2004), e muito mais, além dos documentos legais como a Constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases de 1971 e 1996, entre outras. Com a necessidade de observar a realidade que vive o coordenador pedagógico, foi necessária uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, e para a coleta de dados foi realizado um questionário semiestrutura com a coordenadora pedagógica em atividade. A análise dos dados apontou que a coordenadora pedagógica, apesar de pouco tempo frente à coordenação escolar, se mostra preparada e conhecedora das suas reais funções. Quanto à formação dos professores na escola, a coordenadora pedagógica procura sempre está trabalhando junto com eles e participando também de formações. Procurando assim está sempre inovando suas práticas e a de seus professores a fim de contribuir com um ensino de qualidade.
Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Gestão democrática. Formação de professores.

Abstract:
This research aimed to analyze the performance of the pedagogical coordinator as an articulating agent in the educational processes, especially with regard to the continued training of teachers. It was defined with empirical field a high school located in the metropolitan region of Fortaleza/CE. In order to base this research it was sought to be based on several theorists such as: Luck (2009), Pimenta (2005), Vasconcellos (2004), and much more, besides the legal documents such as the Constitution of 1988, the Law of Guidelines and Bases of 1971 and 1996, among others. With the need to observe the reality that the pedagogical coordinator lives, it was necessary a qualitative field research, and for data collection was conducted a semi-structure questionnaire with the active pedagogical coordinator. The analysis of the data pointed out that the pedagogical coordinator, in spite of little time in front of the school coordination, is prepared and knowledgeable of its real functions. As for the training of teachers in the school, the pedagogical coordinator always seeks to work with them and also participating in training. In this way, she is always innovating her practices and those of her teachers in order to contribute to quality teaching.
Keywords: Pedagogical coordinator. Democratic management. Teacher training.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SOUSA, LOURENÇO FELIPE AGUIAR DE. O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ARTICULAÇÃO DE UM PRINCÍPIO PEDAGÓGICO E EDUCACIONAL. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1