COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E
PERSPECTIVAS
Autor(es):
OLIVEIRA, ADRIANA NOGUEIRA DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
O presente trabalho expõe os resultados de uma investigação pautada em uma perspectiva de análise crítica da realidade acerca dos muitos desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico no exercício do seu papel na escola pública. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo singular investigar o papel do coordenador pedagógico no intuito de compreender os desafios e os limites do seu campo de atuação em uma escola pública do município de Fortaleza. O interesse por esse tema foi despertado quando tive a oportunidade de acompanhar este profissional em muitas de suas atividades, na ocasião em que cursava a disciplina de Fundamentos da Gestão Escolar, onde tive a oportunidade de estar próximo ao núcleo gestor de uma escola da rede municipal de Fortaleza e, assim, conhecer as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam na gestão escolar, auxiliando-os a solucioná-los. Nessa experiência de me deparar com a problemática da gestão pedagógica foi possível identificar as variadas funções e tarefas assumidas pelo coordenador pedagógico, que em sua grande maioria não pertence ao campo restrito do fazer pedagógico, pois estes assumem, muitas vezes, tarefas que não são específicas de sua função, fato este que acaba inviabilizando o exercício da função de formador por excelência dos professores impedindo-lhes de auxiliar como deveriam a escola. Este fato suscitou em mim o interesse para conhecer o percurso histórico no qual essa profissão foi fazendo parte do universo escolar tomando tamanha evidência e importância. Deste modo, buscamos conhecer a história da consolidação desse profissional estabelecendo um diálogo com autores desse referencial teórico como: Franco (2008), Luck (2009), Placco (2003), Pimenta (2004), Vasconcellos (2007), Vieira (2002) que tratam especificamente desse campo do saber, pontuando os muitos desafios que o exercício dessa profissão requer na atualidade. Metodologicamente, esta pesquisa se configura em uma pesquisa de campo de viés qualitativo, mediante a observação participante e a aplicação de um questionário com o coordenador pedagógico de uma escola pública do município de Fortaleza. A pesquisa ainda contará inicialmente com um levantamento bibliográfico sobre a literatura da área e o exame dos documentos que regulamentam a profissão do coordenador pedagógico no sentido de destacar o papel, a função, os desafios e perspectivas atuais. Além de analisar os documentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira n. 9.394/96, que orientam o campo do fazer prático desse profissional. Assim, concluímos que muitos são os desafios 8 enfrentados pelo coordenador pedagógico para o exercício de sua função e reconhecemos a importância deste profissional no ambiente escolar. Palavras-chaves: Coordenador Pedagógico. Formação Continuada. Escola Pública.
Abstract:
Este artículo presenta los resultados de una investigación basada en una perspectiva de análisis crítico de la realidad sobre los muchos desafíos que enfrenta el coordinador pedagógico en el ejercicio de su papel en la escuela pública. En este sentido, la investigación tuvo como objetivo singular investigar el papel del coordinador pedagógico para comprender los desafíos y los límites de su campo en una escuela pública en la ciudad de Fortaleza. El interés en este tema se despertó cuando tuve la oportunidad de acompañar a este profesional en muchas de sus actividades, mientras asistía a la disciplina de Fundamentals Gestión Escolar, donde tuve la oportunidad de estar cerca del núcleo administrativo de una escuela municipal Fortaleza y, por lo tanto, conocer las dificultades que enfrentan los profesionales que trabajan en la gestión escolar, ayudándoles a resolverlos. En esta experiencia de encontrar el problema del manejo pedagógico, fue posible identificar las diversas funciones y tareas asumidas por el coordinador pedagógico, que en su mayoría no pertenecen al campo restringido de la práctica pedagógica, ya que a menudo asumen tareas que no son específicas. de su función, un hecho que termina imposibilitando el ejercicio de la función de formador de docentes por excelencia impidiendoles asistir como deberían a la escuela. Este hecho despertó en mí el interés de conocer el curso histórico en el que esta profesión era parte del universo escolar tomando tanta evidencia e importancia. Así, buscamos conocer la historia de la consolidación de este profesional estableciendo un diálogo con autores de este marco teórico como: Franco (2008), Suerte (2009), Placco (2003), Pimenta (2004), Vasconcellos (2007), Vieira (2002) que tratan específicamente con este campo de conocimiento, puntuando los muchos desafíos que el ejercicio de esta profesión requiere hoy. Metodológicamente, esta investigación se configura en una investigación de campo cualitativa, a través de la observación participante y la aplicación de un cuestionario con el coordinador pedagógico de una escuela pública en Fortaleza. Inicialmente, la investigación incluirá una revisión bibliográfica sobre la literatura del área y el examen de los documentos que regulan la profesión del coordinador pedagógico para resaltar el papel, la función, los desafíos y las perspectivas actuales. Además de analizar los documentos de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Brasileña n. 9.394 / 96, que guían el campo de la práctica práctica de este profesional. Por lo tanto, concluimos que el coordinador 10 pedagógico enfrenta muchos desafíos para el ejercicio de su función y reconocemos la importancia de este profesional en el entorno escolar. Palabras clave: Coordinador pedagógico. Formación continua. Escuela pública.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
OLIVEIRA, ADRIANA NOGUEIRA DE. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E
PERSPECTIVAS. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
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