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Repositório Institucional - UECE
Título:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autor(es):
OLIVEIRA, ADRIANA NOGUEIRA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O presente trabalho expõe os resultados de uma investigação pautada em uma
perspectiva de análise crítica da realidade acerca dos muitos desafios enfrentados
pelo coordenador pedagógico no exercício do seu papel na escola pública. Nesse
sentido, a pesquisa teve como objetivo singular investigar o papel do coordenador
pedagógico no intuito de compreender os desafios e os limites do seu campo de
atuação em uma escola pública do município de Fortaleza. O interesse por esse tema
foi despertado quando tive a oportunidade de acompanhar este profissional em muitas
de suas atividades, na ocasião em que cursava a disciplina de Fundamentos da
Gestão Escolar, onde tive a oportunidade de estar próximo ao núcleo gestor de uma
escola da rede municipal de Fortaleza e, assim, conhecer as dificuldades enfrentadas
pelos profissionais que atuam na gestão escolar, auxiliando-os a solucioná-los. Nessa
experiência de me deparar com a problemática da gestão pedagógica foi possível
identificar as variadas funções e tarefas assumidas pelo coordenador pedagógico, que
em sua grande maioria não pertence ao campo restrito do fazer pedagógico, pois
estes assumem, muitas vezes, tarefas que não são específicas de sua função, fato
este que acaba inviabilizando o exercício da função de formador por excelência dos
professores impedindo-lhes de auxiliar como deveriam a escola. Este fato suscitou em
mim o interesse para conhecer o percurso histórico no qual essa profissão foi fazendo
parte do universo escolar tomando tamanha evidência e importância. Deste modo,
buscamos conhecer a história da consolidação desse profissional estabelecendo um
diálogo com autores desse referencial teórico como: Franco (2008), Luck (2009),
Placco (2003), Pimenta (2004), Vasconcellos (2007), Vieira (2002) que tratam
especificamente desse campo do saber, pontuando os muitos desafios que o exercício
dessa profissão requer na atualidade. Metodologicamente, esta pesquisa se configura
em uma pesquisa de campo de viés qualitativo, mediante a observação participante e
a aplicação de um questionário com o coordenador pedagógico de uma escola pública
do município de Fortaleza. A pesquisa ainda contará inicialmente com um
levantamento bibliográfico sobre a literatura da área e o exame dos documentos que
regulamentam a profissão do coordenador pedagógico no sentido de destacar o papel,
a função, os desafios e perspectivas atuais. Além de analisar os documentos da Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira n. 9.394/96, que orientam o campo do
fazer prático desse profissional. Assim, concluímos que muitos são os desafios
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enfrentados pelo coordenador pedagógico para o exercício de sua função e
reconhecemos a importância deste profissional no ambiente escolar.
Palavras-chaves: Coordenador Pedagógico. Formação Continuada. Escola Pública.

Abstract:
Este artículo presenta los resultados de una investigación basada en una perspectiva
de análisis crítico de la realidad sobre los muchos desafíos que enfrenta el coordinador
pedagógico en el ejercicio de su papel en la escuela pública. En este sentido, la
investigación tuvo como objetivo singular investigar el papel del coordinador
pedagógico para comprender los desafíos y los límites de su campo en una escuela
pública en la ciudad de Fortaleza. El interés en este tema se despertó cuando tuve la
oportunidad de acompañar a este profesional en muchas de sus actividades, mientras
asistía a la disciplina de Fundamentals Gestión Escolar, donde tuve la oportunidad de
estar cerca del núcleo administrativo de una escuela municipal Fortaleza y, por lo
tanto, conocer las dificultades que enfrentan los profesionales que trabajan en la
gestión escolar, ayudándoles a resolverlos. En esta experiencia de encontrar el
problema del manejo pedagógico, fue posible identificar las diversas funciones y
tareas asumidas por el coordinador pedagógico, que en su mayoría no pertenecen al
campo restringido de la práctica pedagógica, ya que a menudo asumen tareas que no
son específicas. de su función, un hecho que termina imposibilitando el ejercicio de la
función de formador de docentes por excelencia impidiendoles asistir como deberían
a la escuela. Este hecho despertó en mí el interés de conocer el curso histórico en el
que esta profesión era parte del universo escolar tomando tanta evidencia e
importancia. Así, buscamos conocer la historia de la consolidación de este profesional
estableciendo un diálogo con autores de este marco teórico como: Franco (2008),
Suerte (2009), Placco (2003), Pimenta (2004), Vasconcellos (2007), Vieira (2002) que
tratan específicamente con este campo de conocimiento, puntuando los muchos
desafíos que el ejercicio de esta profesión requiere hoy. Metodológicamente, esta
investigación se configura en una investigación de campo cualitativa, a través de la
observación participante y la aplicación de un cuestionario con el coordinador
pedagógico de una escuela pública en Fortaleza. Inicialmente, la investigación incluirá
una revisión bibliográfica sobre la literatura del área y el examen de los documentos
que regulan la profesión del coordinador pedagógico para resaltar el papel, la función,
los desafíos y las perspectivas actuales. Además de analizar los documentos de la
Ley de Directrices y Bases de la Educación Brasileña n. 9.394 / 96, que guían el campo
de la práctica práctica de este profesional. Por lo tanto, concluimos que el coordinador
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pedagógico enfrenta muchos desafíos para el ejercicio de su función y reconocemos
la importancia de este profesional en el entorno escolar.
Palabras clave: Coordinador pedagógico. Formación continua. Escuela pública.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
OLIVEIRA, ADRIANA NOGUEIRA DE. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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