Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DESAFIOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM LECIONAR PARA ALUNOS SURDOS

Autor(es):
ALMEIDA, MARCOS AURÉLIO DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Este trabalho traz reflexões acerca das dificuldades encontradas por professores de
Matemática quando leciona para alunos surdos, considerando o perfil do docente em
formação. O objetivo geral deste estudo consiste em compreender os desafios
encontrados pelo professor de Matemática ao lecionar para alunos surdos. Salientase
que a pesquisa realizada se caracteriza como uma pesquisa de campo de
natureza qualitativa, realizada a partir da narrativa de uma professora de Matemática
que lida com alunos surdos, buscando uma compreensão sobre suas dificuldades
cotidianas. A partir de histórias de vida da professora, na convivência com alunos
surdos, buscou-se a construção da compreensão sobre suas dificuldades. A
pesquisa teve como ambiente o Instituto Cearense de Educação dos Surdos (ICES),
com a coleta de dados sendo realizada a partir de entrevista narrativa. Para análise
dos dados foi considerada a análise da narrativa contínua. O ensino de Matemática
para surdos tem se mostrado complexo, considerando que nesse contexto a Língua
Portuguesa acaba assumindo destaque, precisando o professor de Matemática
assumir uma postura interdisciplinar que consiga de uma forma contextualizada os
conteúdos matemáticos. A partir do estudo, foi possível verificar que a oralização
não deve ser algo imposto, devendo-se respeitar os limites dos alunos e suas
vontades, sempre lembrando da importância dessa oralização como parte do
exercício comunicativo e de interação, exercendo influência na questão social e no
seu processo de ensino e aprendizagem. O uso de jogos e de recursos tecnológicos
foi visto como fator relevante para o ensino de alunos surdos, considerando que
permitem uma maior interação, bem como possibilidade para assimilação dos
conteúdos, sendo os recursos tecnológicos utilizados, inclusive durante as
avaliações, sendo as provas filmadas e interpretadas por um profissional de
LIBRAS, para cada aluno. Além disso, vale destacar que as brincadeiras e os jogos
matemáticos têm sido demonstrados em diferentes estudos serem capazes de
aumentar o interesse das crianças pelo aprendizado, contribuindo para a construção
do raciocínio lógico, a concentração e a curiosidade, e consequentemente ao
desenvolvimento integral do aprendiz.
Palavras-chave: Educação de Surdos. Formação de Professores. Ensino de
Matemática.

Abstract:
This paper reflects on the difficulties encountered by mathematics teachers when
teaching to deaf students, considering the profile of the teacher in formation. The
general objective of this study is to understand the challenges encountered by the
mathematics teacher when teaching for deaf students. It is noteworthy that the
research carried out is characterized as a qualitative field research, conducted from
the narrative of a math teacher who deals with deaf students, seeking an
understanding of their daily difficulties. From the life stories of this teacher living with
deaf students is intended to build an understanding of their difficulties. The research
had as environment the Cearense Institute of Education of the Deaf (ICES), with the
data collection being carried through narrative interview. For data analysis,
continuous narrative analysis was considered. The teaching of mathematics for the
deaf has been complex, considering that in this context the Portuguese language
ends up assuming the need for the mathematics teacher to take an interdisciplinary
posture that can achieve a mathematical content in a contextualized way. From the
study it was possible to verify that the oralization should not be something imposed,
having to respect the limits of the students and their wishes, always remembering the
importance of this oralization as part of the communicative and interaction exercise,
exerting influence on the social issue and the your teaching and learning process.
The use of games and technological resources was seen as a relevant factor for the
teaching of deaf students, considering that they allow a greater interaction, as well as
the possibility for assimilation of contents. and interpreted by a LIBRAS professional
for each student. In addition, it is worth noting that play and mathematical games
have been shown in different studies to increase children's interest in learning,
contributing to the construction of logical reasoning, concentration and curiosity, and
consequently to the integral development of the learner.
Keywords: Education of deaf. Teacher training. Mathematics teaching.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ALMEIDA, MARCOS AURÉLIO DA SILVA. DESAFIOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM LECIONAR PARA ALUNOS SURDOS. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 11 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1