Este trabalho traz reflexões acerca das dificuldades encontradas por professores de
Matemática quando leciona para alunos surdos, considerando o perfil do docente em
formação. O objetivo geral deste estudo consiste em compreender os desafios
encontrados pelo professor de Matemática ao lecionar para alunos surdos. Salientase
que a pesquisa realizada se caracteriza como uma pesquisa de campo de
natureza qualitativa, realizada a partir da narrativa de uma professora de Matemática
que lida com alunos surdos, buscando uma compreensão sobre suas dificuldades
cotidianas. A partir de histórias de vida da professora, na convivência com alunos
surdos, buscou-se a construção da compreensão sobre suas dificuldades. A
pesquisa teve como ambiente o Instituto Cearense de Educação dos Surdos (ICES),
com a coleta de dados sendo realizada a partir de entrevista narrativa. Para análise
dos dados foi considerada a análise da narrativa contínua. O ensino de Matemática
para surdos tem se mostrado complexo, considerando que nesse contexto a Língua
Portuguesa acaba assumindo destaque, precisando o professor de Matemática
assumir uma postura interdisciplinar que consiga de uma forma contextualizada os
conteúdos matemáticos. A partir do estudo, foi possível verificar que a oralização
não deve ser algo imposto, devendo-se respeitar os limites dos alunos e suas
vontades, sempre lembrando da importância dessa oralização como parte do
exercício comunicativo e de interação, exercendo influência na questão social e no
seu processo de ensino e aprendizagem. O uso de jogos e de recursos tecnológicos
foi visto como fator relevante para o ensino de alunos surdos, considerando que
permitem uma maior interação, bem como possibilidade para assimilação dos
conteúdos, sendo os recursos tecnológicos utilizados, inclusive durante as
avaliações, sendo as provas filmadas e interpretadas por um profissional de
LIBRAS, para cada aluno. Além disso, vale destacar que as brincadeiras e os jogos
matemáticos têm sido demonstrados em diferentes estudos serem capazes de
aumentar o interesse das crianças pelo aprendizado, contribuindo para a construção
do raciocínio lógico, a concentração e a curiosidade, e consequentemente ao
desenvolvimento integral do aprendiz.
Palavras-chave: Educação de Surdos. Formação de Professores. Ensino de
Matemática.