Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DIDÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autor(es):
COSTA, ANA CAROLINA RODRIGUES DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
A presente monografia tem como objetivo apresentar como a didática pode contribuir nas aulas de Educação Física escolar, considerando que no decorrer de sua história, a Educação Física em nosso país, tem-se demonstrado por intermédio da de sua exposição, características motivadas na literatura nacional, com intenção de reflexionar no imaginário social, os vários sentidos expressados, conferidas a ela compactuadas com sua almejada colocação sociais. A Educação Física Escolar deve ser compreendida como uma prática pedagógica, socialmente construída de maneira grupal, apreciando os educandos e sua nomenclatura social, proporcionando uma estrutura de conhecimento, uma didática aplicada, apresentando um intercâmbio entre os conhecimentos já contraídos e os que estão surgindo. Chamando então a atenção para os direitos e deveres pertencentes a todos os envolvidos no trabalho educativo, é preciso destacar o momento do planejamento do professor como também pertencente aos alunos e aos pais, assim como a outros professores que fazem parte da comunidade escolar, desmistificando a ideia de que o planejamento diz respeito somente ao professor que o executa, até porque o que é planejado deve ser a priori, aquilo que ajudará no desenvolvimento do aluno, centro do processo de ensino e aprendizagem, constituindo uma proposta pedagógica. A metodologia utilizada na presente monografia é do tipo revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Feitas essas considerações que imbuem os questionamentos levantados antes e durante a realização desta monografia, partimos para o trabalho investigativo em sua prática. Conclui-se que a Educação Física procura a autonomia do discente, proporcionando benefícios, buscando a responsabilidade de assegurar sua formação e disposições biológicas.
Palavras-Chave: Didática. Educação Física Escolar. Proposta Pedagógica.

Abstract:
This monograph aims to present that training can help in the classes of Physical Education, considering that in the course of its history, physical education in our country, it has been demonstrated through its exposure, characteristics motivated the national literature, intended to reflect the social imaginary, the various senses expressed bestowed upon her compactuadas with their desired social placement. The physical education must be understood as a pedagogical practice, socially constructed way of group, enjoying the students and their social nomenclature, providing a structure of knowledge, a didactic applied, with an exchange between the knowledge already incurred and those that are emerging. Then drawing attention to the rights and duties belonging to all involved in the educational work, it is worth noting the time the teacher's planning as well as belonging to students and parents, as well as other teachers who are part of the school community, demystifying idea that planning relates only to the teacher who runs, because what is planned to be a priori, what will help in the development of the student center of the process of teaching and learning, providing a pedagogical proposal. The methodology used in this paper is the type literature review with a qualitative approach. Given these considerations that imbue the questions raised before and during this thesis, we left for the investigative work in your practice. We conclude that physical education demand the autonomy of the student, providing benefits, seeking a responsibility to ensure their training and biological dispositions.
Keywords: Teaching. School Physical Education. Pedagogical proposal.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
COSTA, ANA CAROLINA RODRIGUES DA. DIDÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1