Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MONITOR

Autor(es):
COSTA, DANILO AMIKAIL ALVES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O Estágio Supervisionado vem como uma atividade que possibilita ao graduando de licenciatura vivenciar ângulos da atividade docente, possibilitando-o unir teoria e prática, acrescendo-o de experiências que o qualificam para o mercado de trabalho. Na Universidade Estadual do Ceará - UECE, os estágios supervisionados compreendem 408 horas de atividades, no total. Através da minha vivência observando e conversando com estagiários e colegas licenciandos, essa carga horária é vista por muitos alunos como uma caminhada longa e exaustiva e que dentre outros fatores, principalmente a desvalorização da profissão , muitos alunos da licenciatura acham desestimulante seguir a carreira de professor e buscam outras atividades que não envolvem a educação. Muito se fala e escreve sobre a importância da atualização das metodologias e modelos de ensino-aprendizagem, em contraposição ao modelo tradicional de ensino; hoje o aluno deve ser o centro da aprendizagem. Porém, alguns métodos de ensino representam apenas uma parte do processo de aprendizagem, a outra parte corresponde ao próprio professor e logicamente há de ter o envolvimento do professor e saber como ensinar é tão importante quanto saber o assunto a ser ensinado. Para a maioria dos alunos, o estágio se torna mais uma dificuldade do que uma experiência satisfatória, uma vez que todas as atividades precisam ser cumpridas em pouco tempo. Outros fatores são a burocracia envolvida no estágio, as limitações de recursos nas escolas, a violência dentro e ao redor das escolas, dentre outros. Portanto, este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência da monitoria acadêmica na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio III do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará. A Pesquisa foi realizada na Universidade Estadual do Ceará, Campus do Itaperi durante os semestres 2018.1 e 2018.2 da disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Médio III. Foi feito o relato de experiência do monitor, e também se fez uso de questionário de 6 questões com o intuito de investigar quais as principais dificuldades que os estagiários enfrentam na sala de aula e a importância das experiências dos estágios, nas escolas e nas aulas presenciais na universidade. Tivemos a participação de 13 alunos do sétimo semestre. A experiência da monitoria foi muito gratificante, e podemos atestar nessa pesquisa que o estágio é uma disciplina importante para a formação do licenciando, que existem dificuldades mas que trabalhando de forma colaborativa, podemos minimizar os problemas.
Palavras-chave: Formação docente. Monitoria acadêmica. Roda de conversa.

Abstract:
The supervised internship comes as an activity that enables the undergraduate student to experience all angles of the teaching activity, allowing him to unite theory and practice, adding him from experiences that qualify him for the job market. At the State University of Ceará - UECE, the supervised internship comprises 408 hours of activities, however, due to this large amount of activities to be performed, associated with the devaluation of the profession, among other factors, many undergraduate students choose to replace their careers. of teacher for other activities that do not involve education. Much is said and written about the importance of updating teaching-learning methodologies and models, in contradiction to the traditional teaching model; Today the student must be the center of learning. However, some teaching methods represent only part of the learning process, the other part is the teacher himself, and knowing how to teach is as important as knowing the subject to be taught. For most students, the internship becomes more of a difficulty than a satisfying experience, as all activities need to be completed in a short time. Other factors are the bureaucracy involved in the internship, resource constraints in schools, violence within and around schools, among others. Therefore, this paper aims to present an experience report of academic monitoring in the discipline of Supervised Internship in High School III of the Biological Sciences Course of the State University of Ceará. The research was conducted at the State University of Ceará, Campus do Itaperi during the semesters 2018.1 and 2018.2 of the Supervised Internship III. The monitor's experience was reported and a 6-question questionnaire was also used to investigate the main difficulties that trainees face in the classroom and the importance of internship experiences in schools and in-person classes. at the University. We had 13 students from the seventh semester. The experience of the monitoring was very rewarding, and we can attest in this research that the internship is an important discipline for the formation of the student, that there are difficulties but that working collaboratively, we can minimize the problems.
Keywords: Biology. Difficulties. Talk wheel.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
COSTA, DANILO AMIKAIL ALVES. REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MONITOR. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1