Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PERFIS MUSICAIS DOS ESTUDANTES DA TURMA 9º ANO “C”, ESCOLA TRAJANO DE MEDEIROS EM SOBRAL CEARÁ: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS MUSICAIS DOS ESTUDANTES.

Autor(es):
LIMA, FRANCISCO RÉGIS DE BRITO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como premissa conhecer os Perfis
musicais dos estudantes da turma do 9º ano “C” da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Trajano de Medeiros, localizada no bairro Expectativa Sobral Ceará. Um
dos estímulos para esta pesquisa surgiu a partir do questionamento: se há ou não
educação musical para os estudantes no ensino regular ou se há educação musical
apenas em outros espaços fora da escola. O intuito de irmos à procura da referida
unidade escolar reforça a nossa atuação de pesquisador, pois vemos a cidade de Sobral
expandir como prioridade a educação fundamental, porém, resta saber como os
adolescentes e jovens contam com educação musical. O objetivo geral está centrado na
identificação do aprendizado em música pelos estudantes e os meios pelos quais
obtiveram seus contatos com os conhecimentos musicais; Os objetivos específicos da
pesquisa são os seguintes: identificar como eles veem a música no presente; como e
quais contatos obtiveram com música; se foram experiências realizadas na escola ou
fora dela. O detalhamento desses objetivos é distribuído completamente no roteiro de
perguntas, através do instrumental de coleta de dados. Concluiu-se que, os perfis
musicais da turma estudada demonstram a realidade dos jovens que consomem música,
mas também buscam conhecer, ou aspiram conhecer sobre tal conteúdo. Certamente
suas narrativas até então resultaram de experiências pessoais mais fora da escola do que
dentro dela. A maioria não teve acesso à aula de música; nunca teve contato com prática
de instrumento; nunca estudou história da música; classifica a música apenas como letra
e combinações de sons; todos são apreciadores de música e a consomem
cotidianamente; a maioria opina que a música deveria sim ser uma disciplina ofertada
gratuitamente na escola regular. Portanto, a escola precisa ter a música não apenas como
recurso didático, mas também como educação musical, tal inciativa contribuirá para a
mudança do perfil musical dos futuros jovens, tanto qualitativamente, como
quantitativamente.  

Palavras-chave: Perfis musicais. Educação musical. Ensino de Música.

 

Abstract:
The purpose of this study was to know the musical profiles of the students of the 9th
grade class "C" of the Municipal School of Trajano de Medeiros, located in the
neighborhood Expectativa Sobral Ceará. One of the stimuli for this research emerged
from the questioning: whether there is musical education for students in regular
education or if there is musical education only in other spaces outside of school. The
intention to go to the search of this school unit reinforces our researcher role, as we see
the city of Sobral expand as a priority the basic education, however, it remains to know
how adolescents and young people rely on musical education. The general objective is
centered in the identification of the learning in music by the students and the means by
which they obtained their contacts with the musical knowledge; The specific objectives
of the research are as follows: to identify how they see music in the present; how and
what contacts they got with music; whether they were experiments carried out at school
or outside. The detailing of these objectives is distributed completely in the
questionnaire, through the instruments of data collection. It was concluded that the
musical profiles of the studied group demonstrate the reality of young people who
consume music, but also seek to know, or aspire to know about such content. Certainly
his narratives so far have resulted from personal experiences more out of school than in
it. The majority had no access to the music class; never had contact with practice of
instrument; never studied music history; classifies the music only as letter and
combinations of sounds; all are lovers of music and consume it every day; most believe
that music should rather be a discipline offered free of charge at the regular school.
Therefore, the school must have music not only as a didactic resource, but also as
musical education, such an initiative will contribute to the change of the musical profile
of the future young people, both qualitatively and quantitatively.

 

Keywords: Musical profiles. Musical education. Music teaching.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
LIMA, FRANCISCO RÉGIS DE BRITO . PERFIS MUSICAIS DOS ESTUDANTES DA TURMA 9º ANO “C”, ESCOLA TRAJANO DE MEDEIROS EM SOBRAL CEARÁ: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS MUSICAIS DOS ESTUDANTES.. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1