Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A IMPORTÂNCIA SOCIOCULTURAL DA CASA DAS ARTES PARA SEUS EDUCANDOS, NO MUNICÍPIO DE PARACURU, CEARÁ

Autor(es):
RODRIGUES, FRANCISCO JOSIELLIGTON FREITAS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O presente buscou identificar a importância sociocultural da Escola de Ensino Complementar
Casa das Artes através do ensino musical no município de Paracuru – Ce, tomando-se como
recorte um estudo realizado em um anexo das escolas públicas de Ensino Fundamental do
município de Paracuru-CE. Nesse sentido, as discussões aqui realizadas indicam como se dão
as atividades no espaço escolar e se estas estão relacionadas com o desenvolvimento
significativo, proporcionando um impacto positivo na vida dos alunos e na comunidade
paracuruense. Apresenta os vários segmentos da educação formal, não-formal e informal na
cidade. A investigação faz um breve histórico da Casa das Artes e descreve as metodologias
utilizadas nos projetos da instituição. O trabalho investigativo baseou-se na coleta de
informações mediante a aplicação de entrevistas orais, questionários abertos e conversas
informais com alunos, pais, professores e coordenadora. Através da avaliação dos dados, foi
possível identificar as influências positivas na vida dos educandos. A fundamentação se deu
por meio de subsídios teóricos das áreas da música, educação e psicologia para dar suporte à
investigação.  

 

Palavras-chave: Casa das Artes. Processos Educativos. Educação Musical. Paracuru.

Abstract:
The present study aim to identify the sociocultural importance of the Escola de Ensino
Complementar Casa das Artes through musical education in the city of Paracuru - Ce, taking
as a cut - out a study carried out in an annex of the public schools of Paracuru - Ce. In this
sense, the discussions carried out here indicate how the activities in the school space goes on
and if they are related to the significant development, providing a positive impact on the life
of the students and in the community of the city of Paracuru. It presents the various segments
of formal, non-formal and informal education took place in the city. The research offers a
brief history of the House of Arts and describes the methodologies used in the projects of the
institution. The investigative work was based on the collection of information through the
application of oral interviews, open questionnaires and informal conversations with students,
parents, teachers and the coordinator. Through the evaluation of the data it was possible to
identify the positive influences in the life of the students. Rationale was given through
theoretical subsidies of the areas of music, education and psychology to support research.

 

Keywords: House of Arts. Educational Processes. Musical Education. Paracuru.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
RODRIGUES, FRANCISCO JOSIELLIGTON FREITAS. A IMPORTÂNCIA SOCIOCULTURAL DA CASA DAS ARTES PARA SEUS EDUCANDOS, NO MUNICÍPIO DE PARACURU, CEARÁ. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1