A IMPORTÂNCIA SOCIOCULTURAL DA CASA DAS ARTES PARA SEUS EDUCANDOS, NO MUNICÍPIO DE PARACURU, CEARÁ
Autor(es):
RODRIGUES, FRANCISCO JOSIELLIGTON FREITAS
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
O presente buscou identificar a importância sociocultural da Escola de Ensino Complementar Casa das Artes através do ensino musical no município de Paracuru – Ce, tomando-se como recorte um estudo realizado em um anexo das escolas públicas de Ensino Fundamental do município de Paracuru-CE. Nesse sentido, as discussões aqui realizadas indicam como se dão as atividades no espaço escolar e se estas estão relacionadas com o desenvolvimento significativo, proporcionando um impacto positivo na vida dos alunos e na comunidade paracuruense. Apresenta os vários segmentos da educação formal, não-formal e informal na cidade. A investigação faz um breve histórico da Casa das Artes e descreve as metodologias utilizadas nos projetos da instituição. O trabalho investigativo baseou-se na coleta de informações mediante a aplicação de entrevistas orais, questionários abertos e conversas informais com alunos, pais, professores e coordenadora. Através da avaliação dos dados, foi possível identificar as influências positivas na vida dos educandos. A fundamentação se deu por meio de subsídios teóricos das áreas da música, educação e psicologia para dar suporte à investigação.
Palavras-chave: Casa das Artes. Processos Educativos. Educação Musical. Paracuru.
Abstract:
The present study aim to identify the sociocultural importance of the Escola de Ensino Complementar Casa das Artes through musical education in the city of Paracuru - Ce, taking as a cut - out a study carried out in an annex of the public schools of Paracuru - Ce. In this sense, the discussions carried out here indicate how the activities in the school space goes on and if they are related to the significant development, providing a positive impact on the life of the students and in the community of the city of Paracuru. It presents the various segments of formal, non-formal and informal education took place in the city. The research offers a brief history of the House of Arts and describes the methodologies used in the projects of the institution. The investigative work was based on the collection of information through the application of oral interviews, open questionnaires and informal conversations with students, parents, teachers and the coordinator. Through the evaluation of the data it was possible to identify the positive influences in the life of the students. Rationale was given through theoretical subsidies of the areas of music, education and psychology to support research.
Keywords: House of Arts. Educational Processes. Musical Education. Paracuru.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
RODRIGUES, FRANCISCO JOSIELLIGTON FREITAS. A IMPORTÂNCIA SOCIOCULTURAL DA CASA DAS ARTES PARA SEUS EDUCANDOS, NO MUNICÍPIO DE PARACURU, CEARÁ. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1