Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Construção da identidade de um professor surdo

Autor(es):
PAIVA, SELÊNIA MARIA FEITOSA E

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
Os estudos sobre a educação do surdo buscam cada vez mais investigar e
compreender a sua emancipação, não apenas como um sujeito incluído na sala de
aula regular, mas como membro de um grupo cultural. Faz-se necessário que as
questões de identidade e formação docente do professor surdo sejam também
privilegiadas nas pesquisas científicas. Considerando que a maioria das pesquisas
sobre a formação docente e surdez são restritas à formação do professor ouvinte que
atua com alunos surdos, propõe-se uma análise da construção da identidade docente,
com base na história de vida de um professor surdo. Empregou-se a metodologia
história oral, e vale ressaltar que todas as entrevistas foram realizadas com o recurso
da filmagem, cuja técnica da história de vida juntamente com esse recurso
proporcionou o aprofundamento necessário para a análise. Com a colaboração de um
intérprete de LIBRAS entrevistou-se em cinco sessões um professor surdo que ensina
LIBRAS e trabalha há 13 anos no Município de Fortaleza-CE. Ele está em decurso
de formação acadêmica no curso de licenciatura em Letras LIBRAS na Universidade
Federal do Ceará(UFC). Os depoimentos do sujeito foram colocados em
interlocução com a base teórica utilizada nessa dissertação. Os resultados sugeriram
que a potencialidade do sujeito entrevistado para a docência foi uma descoberta
gradual, especialmente nos contatos que teve com seus pares surdos e com pessoas
da área educacional. Parte de sua escolarização foi marcada por uma perspectiva que
associava surdez a incapacidade e patologia. A apropriação da LIBRAS e seu
engajamento na cultura surda foram cruciais nessa conquista da identidade como
surdo e docente. Sua história exprime: os surdos, em geral, são alijados de muitas
possibilidades por uma escola avessa as suas peculiaridades linguísticas, mas o
respeito à sua língua abre espaços para interações mais significativas que levam ao
surgimento de novas possibilidades de inserção escolar e laboral. Com esses
resultados, pode-se concluir que ainda há a necessidade de continuar os estudos nessa
área, principalmente no referente às mediações pedagógicas, para viabilizar uma
educação de base que proporcione aos surdos maiores condições de acesso aos
direitos sociais, mediante uma educação que respeite as peculiaridades da linguagem
e das elaborações cognitivas desses sujeitos.
Palavras-chave: Surdez; Identidade; Educação; Formação docente.

Abstract:
The studies about the education of the deaf increasingly seek to investigate and to
comprehend their emancipation, not only as members that are included in a regular
classroom but also as members of a cultural group. However, it is necessary that the
identity issues and the education of deaf teachers be incorporated in the scientific
research. Most of the research regarding the education of teachers and deafness are
restricted to the education of the listener teacher that works directly with deaf
students. We would like to propose a broader analysis of the construction of the
identity of all teachers starting from the life history of a deaf teacher. We used the
oral story methodology and it is important to stress that in all of the interview process
was utilized video recording so that the techniques of the life history as well as the
video recording allowed us to perform the necessary deep assessment of this matter.
With the collaboration of an interpreter of LIBRAS we interviewed in five sessions a
deaf teacher who teaches LIBRAS and who has been working for 13 years in the city
of Fortaleza-CE. He is in the middle of the process of his academic education, more
specifically in the Language Education course at the Universidade Federal do Ceará
(UFC). We based the analysis of the data on the studies of Goffman (1985) and
Ciampa (1987) to discuss the identity. Regarding the identity and the culture of the
deaf we were based on the studies of Perlin (1997), Silva (2009), Skliar (2005) and
Quadros (2004). The research of Delgado (2006), Thompson (1997), Fontana (2005)
e Nóvoa (1995) about the methodological development of the research were also
considered. The testimony of the UFC’s subject above mentioned was connected to
the theoretical studies. The results suggested that the potentiality of teaching of the
interviewee was a gradual process, especially in the contacts that he established with
other deaf people and with people in the educational arena. Part of his education
formation was marked by a perspective that associated deafness and incapacity and
pathology. The appropriation of LIBRAS and his engagement in the culture of the
deaf were crucial during this process of construction of his identity as a deaf and as a
teacher. His life history confirms: the deaf are, in general, constrained of many
possibilities in a school that is contrary to their linguistic peculiarities. Nonetheless,
the respect towards their language set the stage to more significant interactions that
lead new possibilities of incorporation in the school and work environments to
emerge. Taking into account these results we can conclude that there is still the need
to continue the studies in this area, especially those that are related to the pedagogical
interference in order to enable an education that allows the deaf better accessibility
conditions to the social rights. This will be achieved through an education that
respects the peculiarities of the language and through cognitive elaborations of these
people.
Keywords: Deafness; identity; education; Formation of the teachers.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PAIVA, SELÊNIA MARIA FEITOSA E. Construção da identidade de um professor surdo. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1