Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
OS PROFESSORES DE HISTÓRIA DOS CURSINHOS PRÉ-VESTIBULARES DE FORTALEZA Cartografia da Trama das Relações de Saber e Poder

Autor(es):
RÊGO, SHEILA NOVAIS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
Apresenta uma cartografia das relações de saber e poder dos professores de História que atuaram nos cursos de pré-vestibulares de Fortaleza (CE) nos anos de 1970 a 1990, com suporte nos diálogos apresentados por quatro professores de História que atuaram nessas instituições educacionais. Assim, o objetivo deste é compreender, por meio da cartografia das práticas, dos saberes e da formação como ocorreram as relações constitutivas de saber e poder dos professores de História dos cursinhos em Fortaleza. Mediante os escritos de Michel Foucault e Maurice Tardif, que ressaltam o discurso e a instituição dos valores de verdade, apresentaremos as tramas constitutivas da referida cartografia.
Palavras-Chave:
CARTOGRAFIA – FORMAÇÃO - PROFESSORES – CURSINHOS – SABERES – PODER.

Abstract:
It presents a cartography of the relations to know and to be able of the professors of History who had acted in the courses of daily pay-vestibular contests of Fortaleza (CE) in the years of 1970 the 1990, with support in the dialogues presented for four professors of History who had acted in these educational institutions. Thus, the objective of this is to understand, by means of the cartography of the practical ones, of knowing them and the formation as the constituent relations had occurred to know and to be able of the professors of History of the cursinhos in Fortaleza. By means of the writings of Michel Foucault and Maurice Tardif, who stand out the speech and the institution of the values of truth, we will present the constituent trams of the related cartography.
Words-key:
CARTOGRAPHY – FORMATION - PROFESSORS – CURSINHOS – TO KNOW – TO BE ABLE

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RÊGO, SHEILA NOVAIS. OS PROFESSORES DE HISTÓRIA DOS CURSINHOS PRÉ-VESTIBULARES DE FORTALEZA Cartografia da Trama das Relações de Saber e Poder. 2008. 169 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1