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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
APRENDIZAGEM ESCOLAR: CONCEPÇÕES DOCENTE S NO CENÁRIO DOS INDICADORES DE SUCESSO

Autor(es):
MENEZES, HELENA CRISTINA SOARES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
A aprendizagem escolar configurou o foco central desta investigação. Partimos da premissa que os resultados de desempenho de escolas e redes de ensino se tornaram o centro da problemática educacional. Buscamos uma interlocução entre a psicologia da educação e as políticas de avaliação e formação de professores de modo a compreender como a aprendizagem vem sendo significada pelos professores. Estes profissionais são aqui compreendidos como mediadores, por excelência, no processo ensino-aprendizagem cujo papel primordial é ajudar a favorecer aprendizagens significativas nos educandos. A investigação circundou em torno dessa problemática e teve como principal finalidade discutir as interfaces entre as concepções docentes sobre aprendizagem escolar e as orientações que legitimam políticas no campo da avaliação e formação continuada de professores. Para cumprir com esse propósito, os objetivos específicos foram os seguintes: identificar orientações sobre aprendizagem em documentos que norteiam políticas de avaliação e formação continuada; apreender as visões de aprendizagem que detêm os professores; relacionar as orientações presentes nos documentos com os significados que apóiam as concepções docentes; considerar o uso de dados de desempenho como ferramentas reflexivas sobre aprendizagem, a partir das formações continuadas. O estudo buscou apoio nos pressupostos da abordagem qualitativa, a partir do paradigma interpretativo. Foi utilizado como método o Estudo de Caso do tipo Instrumental, tendo como principais fontes de coleta de dados a análise documental e a entrevista semi-estruturada. A análise documental permitiu identificar como a aprendizagem aparece nos instrumentos norteadores de políticas de avaliação e formação continuada e, a entrevista, para apreender as concepções dos professores. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para o tratamento dos dados. O município de Sobral-Ce e duas escolas de sua rede de ensino constituíram o campo empírico da pesquisa, sendo cinco professores do 5º ano do ensino fundamental os sujeitos investigados. Foram eleitas como macrocategorias temáticas: aprendizagem nas agendas educacionais; concepções sobre o aprender; políticas de avaliação e formação continuada. Os dados revelam que o conceito de aprendizagem elaborado pelos sujeitos é fruto de experiências pessoais e profissionais isoladas e manifesta relação com a ideia de desempenho presente nos documentos. Estes, em geral, enfatizam princípios de aprendizagem e ensino pautados em contornos behavioristas, cujos elementos corroboram com a “pedagogia do êxito”, lógica da premiação, responsabilização pelos resultados como foco em melhores desempenhos de escolas e redes. Consideramos que as ações de formação continuada tendem a fortalecer uma perspectiva técnica de atuação do professor, ficando subestimada a dimensão política implicada no processo ensino-aprendizagem.
PALAVRAS
CHAVE : Aprendizagem Escolar Política de Avaliaçã o Política de
Formação Continuada .

Abstract:
The educational learning configured the central focus of this investigation. We assumed that the performance result of schools and school systems have become the center of the educational poblems. We seek a dialogue between educational psychology and evaluation policies and teacher education in order to understand how learning is being signified by the teachers. We understand then as mediators, for excellence in teaching-learning process whose primary role is to help favor meaningful learning in the students. Research surrounded around this problem and had as main purpose to discuss the interfaces between the teacher’s conceptions about learning and school policies that legitimize the guidelines in the Field of assessment of teachers. To fulfill this purpose, specific objectives were: to identify guidance about learning in documents that guide policy evaluation and continuing education; to understand the views of learning that teachers hold; inventory guidelines found in the documents with the meanings that support the teaching concepts; to consider the use of performance data as tools of reflective learning from continuing education. The study sought to support the assumptions of the qualitative approach, from the interpretive paradigm. Method used is the Instrumental Case Study type, the principal sources of data collection was documentary analysis and semi-structured interview. The documentary analysis allowed us to identify how the learning appears in the guiding tools of evaluation policies and continuing education, and the interview to apprehend the concepts of teachers. Content analysis was the technique we used for the treatment of data. The city of Sobral-Ce and two schools of their school system were the empirical field of study, with five teachers of the 5th year of elementary school, subjects investigated. We chose as macrocategorias themes: learning in educational agendas; conceptions about learning, evaluation policy and continuing education. The data reveal that the concept of learning developed by subjects is the result of isolated personal and professional experiences and expresses relation with the idea of performance in the documents. These, in general, emphasize principles of learning and teaching outlines guided by behaviorist whose elements are associated with the "pedagogy of success," logic of the award, accountability for results with a focus on better performance of schools and networks. We believe that the actions of continuing education tend to strengthen a technical perspective the teacher's working, getting underestimated the political dimension involved in the teaching-learning.
KEY WORDS: Educacional Learning. Evaluation Policy. Continuing Education Policy

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MENEZES, HELENA CRISTINA SOARES. APRENDIZAGEM ESCOLAR: CONCEPÇÕES DOCENTE S NO CENÁRIO DOS INDICADORES DE SUCESSO. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

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