Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: SIGNIFICADOS SOB O OLHAR DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO

Autor(es):
HERCULANO, MÁRCIA CIPRIANO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
O trabalho consiste num relato de pesquisa do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade
Estadual do Ceará e apresenta discussões sobre a afetividade na relação professor-aluno e seu
significado sob o olhar do professor do Ensino Médio. O objetivo da pesquisa é conhecer qual o
significado atribuído pelo professor a uma relação afetiva com os seus alunos, procurando identificar
os fatores que atuam como facilitadores ou complicadores dessa relação. As obras de autores como
Wallon, Vygotsky, Paulo Freire, Tardif e Lessard e Maria Cândida de Moraes, constituíram-se nas
referências teóricas para a realização deste trabalho. Adotou-se o método de pesquisa interventivo,
utilizando-se a abordagem qualitativa e o paradigma interpretativo para a sua análise. A coleta de
dados foi realizada através das seguintes técnicas: Encontros Formativos e entrevistas semiestruturadas
com um grupo de professores do Ensino Médio de uma escola da rede pública Estadual do Ceará,
localizada em Fortaleza. A análise dos dados adotou como referência a análise categorial temática da
qual emergiram três categorias que foram discutidas no âmbito desse estudo: “Os professores: escolhas
e formação pessoal e profissional”, “O papel do professor na construção de uma relação humanizada”
e “A docência como um trabalho interativo e afetivo”. A realização desse trabalho nos permitiu
encontros riquíssimos com os pensamentos e sentimentos dos nossos pesquisados. Estarmos em
contato com os professores num formato de pesquisa desse nível nos favoreceu um aprendizado não só
objetivo e valioso sobre o tema trabalhado, mas também nos possibilitou identificar nos gestos, nas
palavras e em todo movimento corporal cada resposta às nossas suposições teóricas colocadas no
processo de investigação. Identificamos, a partir dessas vivências, a insatisfação da maioria dos
professores em relação à sua profissão, além do fato de que pouco aprenderam em sua formação sobre
como manter uma relação afetiva com seus alunos. Eles consideram que são explorados e
desvalorizados pelos alunos e pela sociedade e que não têm papéis bem definidos dentro da escola.
Concluímos que há uma carência de uma reflexão afetiva na formação docente e que os professores se
reconhecem humanos em um contexto desumanizado. Observou-se, ainda, em seus discursos, que tais
queixas provocam afetos negativos que influenciam a relação entre eles e os discentes. Os professores
demonstraram necessidade e interesse de serem ouvidos e de expressarem seus conflitos e aprenderem
novas estratégias para melhor se relacionar com os alunos. A partir dos resultados alcançados, pode-se
conceber a dimensão relacional como um tema imprescindível a ser tratado na formação do professor.
A maioria dos professores relatou que seu papel é o de formar e cuidar do aluno. No que se refere à
afetividade, afirmaram sua importância dizendo que os ajuda a construir uma relação positiva e
harmoniosa com seus alunos. No entanto, constatamos que muitos professores têm dificuldade de
conciliar afetividade e rigor. Concluímos a nossa investigação certos de que a afetividade é um
ingrediente importante e que contribui para o desenvolvimento dos educadores e educandos no
processo ensino-aprendizagem.
Palavras chave: Afetividade, relação professor-aluno, professor do ensino médio, formação docente

Abstract:
This work is a research report of the Academic Master’s Degree in Education of Universidade Estadual
do Ceará and presents discussions about affection in the teacher-student relationship and its meaning
under the view of the High School teacher. This research’s goal is to find out the meaning assigned by
the teacher to an affective relationship with his students, trying to identify the facilitators and
complicating factors in it. Works from such authors as Wallon, Vygotsky, Paulo Freire, Tardif and
Lessard and Maria Cândida de Moraes were part of the theoretical underpinnings in the realization of
this work. It was adopted the interventive research method, using the qualitative approach and the
interpretative paradigm in the data analysis. Data collection was performed through the following
techniques: Formative Encounters and semi-structured interviews with a group of High School
teachers of a Ceará’s state school, located in Fortaleza. It was adopted as reference, in data analysis,
the thematic categorical analysis from which emerged three categories that were discussed in this
study: “The teacher: their choices and their personal and professional education”, “The teacher’s role
in the construction of a humanized relationship” and “The teaching as an affective and interactive
work”. The realization of this work has taken us to very rich encounters with our respondents’ thoughts
and feelings. Being in touch with the teachers in this research format has favored us not only valuable
and objective knowledge, but also allowed us to identify in gestures, words and body language the
answers to all our theoretical assumptions. We identified, from these experiences, the great
dissatisfaction of the majority of the teachers about their profession, besides the fact that they had
learned very few about how to maintain an affective relationship with their students. They feel
exploited and undervalued by society and students and feel that they don’t have well-defined roles
within the school. We concluded that there is a lack of affective reflection on teacher training and that
teachers consider themselves humans in a dehumanized context. It was also observed, in their
speeches, that such claims provoke negative affections which influence the relationship between them
and their pupils. Teachers demonstrated need and interest to be heard and to express their conflicts and
learn new strategies to relate better to students. From the results, we can conceive the relational
dimension as a vital issue to be addressed in teacher education. Most teachers reported that their role is
to train and care for the students. Regarding the affection, they confirmed its importance saying it
helps them to construct a positive and harmonious relationship with their students. However, we found
that many teachers have trouble to balance affection and rigor. We concluded our investigation certain
that the affection is an important ingredient and that it contributes to the development of educators and
students in the teaching-learning process.
Key words: Affection, Teacher-student relationship, High School teacher, Teacher education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
HERCULANO, MÁRCIA CIPRIANO. AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: SIGNIFICADOS SOB O OLHAR DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1