O LUGAR DAS TEORIAS LINGUÍSTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
Autor(es):
NOGUEIRA, ANA PAULA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2013
Resumo:
O presente trabalho monográfico tem como objetivo investigar que lugar as teorias linguísticas ocupam no ensino de língua portuguesa do ensino médio. Essa problemática surge a partir da inquietação que aflora diante da disparidade entre os estudos científicos da linguagem, ou seja, da ciência linguística vistos na universidade e aqueles abordados na educação básica. No primeiro capítulo, mostraremos a linguística como ciência e descreveremos a história dessa ciência, conceituando e discutindo sobre a importância dela para o ensino de língua portuguesa. No segundo capítulo, demonstraremos, através da realização de pesquisa de campo, o perfil do docente que atua no ensino médio na docência de língua portuguesa, bem como, explicaremos a metodologia adotada para chegar aos resultados apontados. No último capítulo, analisaremos os dados coletados na pesquisa, tanto da prática do professor em sala de aula, como do aparecimento das teorias linguísticas no livro didático. Palavras-chave: Teorias linguísticas. Educação básica. Professor. Língua portuguesa- ensino médio.
Abstract:
This work monograph aims to investigate the linguistic theories that take place in the teaching of the Portuguese language school. This problem arises from the concern that arises before the disparity between the scientific study of language, ie linguistic science at university and those seen covered in basic education. In the first chapter, we will show how linguistic science and describe the history of science, conceptualizing and discussing its importance to the teaching of the Portuguese language. In the second chapter, we will demonstrate, by conducting field research, the profile of teachers engaged in school teaching of the Portuguese language, as well as explain the methodology used to arrive at the results presented. In the last chapter, we analyze the data collected in the survey, both the practice of the teacher in the classroom, such as the emergence of linguistic theories in the textbook. Keywords: Linguistic Theories. Basic education. Teacher. Portuguese-language medium education.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
NOGUEIRA, ANA PAULA. O LUGAR DAS TEORIAS LINGUÍSTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO. 2013. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1