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Repositório Institucional - UECE
Título:
QUALIDADE DE SERVIÇOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO: PERCEPÇÃO DO CLIENTE INTERNO DA EMPRESA EXPRESSO GUANABARA

Autor(es):
Mendes, Ricardo Rômulo Soares

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Atualmente,  as  empresas  buscam  atrair  e  manter  seus clientes  por  meio  de
diferenciais competitivos que lhes propiciem destaque no mercado. Tendo como alvo
a  prestação  de  serviços,  por  ser  aquela  que  melhor  pode  revelar  possíveis
descompassos entre propostas e realidade vivenciada, ante o exposto foi formulada
a  seguinte  problemática  de  pesquisa:  De  que  forma  o cliente  interno  percebe  a
qualidade dos serviços prestados pela empresa Expresso Guanabara de transporte
rodoviário de Fortaleza? Esta monografia assume o desafio de avaliar a percepção
do cliente interno quanto à qualidade dos serviços prestados pela empresa Expresso
Guanabara  de  transporte  rodoviário,  de  Fortaleza.  Estudo  de  caráter  exploratório,
descritivo,  de  abordagem  quantitativa,  constituído  por  uma  amostra  não
probabilística e intencional, composta por 23 sujeitos, a coleta de dados foi realizada
no período de 28 de agosto a 09 de setembro de 2016, no local do estudo. Teve
como  instrumento  de  coleta  de  dados  a  ferramenta  SERVQUAL,  a  qual  avaliou  a
percepção  dos  sujeitos  quanto  à  qualidade  do  serviço  em  cinco  dimensões:
tangibilidade, confiabilidade, responsividade, segurança e empatia, a partir da escala
de Likert de 5 pontos: 1 discordo totalmente, 2 discordo, 3 concordo parcialmente, 4
concordo e 5 concordo totalmente. Os resultados foram tabulados e analisados pelo
programa  SPSS  13.0,  por  meio de  estatística  descritiva  que  subsidia  o  cálculo  da
frequência e do percentual das percepções. Apesar de constatar inadequações em
vários  aspectos  das  dimensões  analisadas,  sobre  as  quais  a  empresa  deverá
intervir, objetivando a satisfação das necessidadese a superação das expectativas
dos clientes, foi notório o alto índice de concordância dos sujeitos respondentes em
todos  os  aspectos  das  cinco  dimensões,  podendo-se  concluir  que  há  grande
satisfação dos clientes internos quanto à qualidadedo serviço prestado. O fato da
pesquisa  ter  sido  aplicada  apenas  em  uma  agência  da empresa,  utilizando  uma
amostra não-probabilística e intencional, pode ser  elencado ao mesmo tempo como
um  fator  limitador,  e  como  elemento  propulsor  de  novas  pesquisas,  nas  quais  o
mesmo procedimento estende-se às demais agências daempresa.
Palavras-chaves: Qualidade. Serviços. Cliente. SERVQUAL.

Abstract:
Nowadays,  enterprises  seek  to  attract  and  maintain  their  customers  through
differential competitive means that give them prominence in the market. The major
aim  is  the  service  provision,  because  it  is  the  one that  can  best  reveal  possible
mismatches between proposals and experienced reality, the foregoing was used to
formulate  the  following  research  problem:  What  is  the  perception  of  the  internal
customer  about  the  quality  of  the  services  provided by  the  Expresso  Guanabara
highway  transportation  company  in  Fortaleza?  This  monograph  assumes  the
challenge of evaluating the perception of the internal customer regarding the quality
of  the  services  provided  by  the  Expresso  Guanabara  highway  transportation
company, in Fortaleza. A research of exploratory, descriptive, quantitative approach,
consisting of a non-probabilistic and intentional sample composed of 23 subjects, the
data  collection  was  performed from  August  28  to  September  9, 2016,  at  the  study
site.  The  SERVQUAL  tool  was  used  for  the  data  collection,  which  evaluated  the
subjects'  perceptions  regarding  service  quality  in  five  dimensions:  tangibility,
reliability, responsiveness, safety and empathy, based on the Likert 5-point scale: 1
totally disagree, 2 disagree, 3 partially agree, 4 agree and 5 totally agree. The results
were  tabulated  and  analyzed  by  the  SPSS  13.0  program,  through  descriptive
statistics  that  subsidize  the  calculation  of  frequency  and  the  percentage  of
perceptions.  In  spite  of  finding  inadequacies  in  several  aspects  of  the  analyzed
dimensions, on which the company should intervene,  aiming at satisfying the needs
and  surpassing  the  expectations  of  the  clients,  it  was  notorious  the  high  rate  of
agreement  of  the  respondents  in  all  aspects  of  the  five  dimensions,  it  can  be
concluded that the internal customers are very satisfied with the quality of the service
provided. The fact that the research was applied only in one agency of the company,
using a non-probabilistic and intentional sample, can be listed at the same time as a
limiting factor, and as a driving force for new research, in which the same procedure
extends to the other agencies of the company.
Keywords:Quality. Services. Customer. SERVQUAL.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Mendes, Ricardo Rômulo Soares. QUALIDADE DE SERVIÇOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO: PERCEPÇÃO DO CLIENTE INTERNO DA EMPRESA EXPRESSO GUANABARA. 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

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