Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ: IMPACTOS SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO

Autor(es):
OLIVEIRA, CAMILA LACERDA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O cotidiano do trabalho de um gestor da escola pública é um tanto custoso. Não se refere apenas as questões técnico-administrativas, mas exige uma visão pedagógica que é fundamental para obter resultados positivos nesse campo. Os objetivos do grupo gestor a serem almejados dentro da escola pública não são diferentes de outros âmbitos escolares e para que estes sejam alcançados é necessário um trabalho em conjunto com os outros componentes do corpo escolar. Dentro desse processo temos como ponto principal a garantia do desenvolvimento construtivo da aprendizagem do aluno, que não é construída apenas dentro da sala de aula com o auxílio do professor, mas também com a participação ativa do discente. O objetivo do trabalho é analisar a importância da influência da gestão democrática no processo de aprendizagem do aluno de uma escola do ensino médio.A metodologia utilizada na realização desse trabalho é um estudo de caso com abordagem qualitativa do tipo descritiva com pesquisa de campo. O universo da pesquisa foi composto pelos alunos do ensino médio da escola EEFM Professora Diva Cabral. Participaram da pesquisa alunos do 1º e 2º ano do ensino médio, turno da tarde da escola pública EEFM Professora Diva Cabral com aplicamos as entrevistas. Utilizamo-nos da análise de conteúdo para análise dos dados. Na discussão foi incluído o percurso histórico da educação no Brasil e a inserção da Gestão Democrática nas escolas públicas, bem como sobre concepções de aprendizagem no contexto escolar. Dessa análise percebe-se que as práticas sobre o real sentido de gestão democrática, por parte dos discentes e docentes ainda é muito débil, e de que a missão da gestão dentro da escola seja apenas de solucionar problemas administrativos e não voltada, também, para a construção dos objetivos pedagógicos da escola.
Palavras-chave: Gestão democrática. Escola. Aprendizagem.

Abstract:
The daily work of a public school manager is somewhat costly. It does not only refer to technical-administrative issues, but requires a pedagogical vision that is fundamental to obtain positive results in this field. The objectives of the management group to be sought within the public school are not different from other school settings and for these to be achieved it is necessary to work together with the other components of the school body. Within this process we have as main point the guarantee of the constructive development of student learning, which is not built only within the classroom with the teacher's help, but also with the active participation of the student. The objective of this work is to analyze the importance of the influence of democratic management in the student learning process of a high school. The methodology used in this work is a case study with qualitative approach of the descriptive type with field research. The research universe was composed by the high school students of the school EEFM Professor Diva Cabral. Participated in the research students of the first and second year of high school, afternoon shift of the public school EEFM Professor Diva Cabral with applied the interviews. We use content analysis to analyze data. In the discussion was included the historical course of education in Brazil and the insertion of Democratic Management in public schools, as well as on conceptions of learning in the school context. From this analysis we can see that the practices about the real sense of democratic management by students and students are still very weak, and that the mission of management within the school is only to solve administrative problems and not the construction of the pedagogical objectives of the school.
Keywords: Democratic Management. School. Learning.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
OLIVEIRA, CAMILA LACERDA DE. GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ: IMPACTOS SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO. 2017. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1