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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
WILL EISNER E A "GRANDE CIDADE": HQS, COTIDIANO E REPRESENTAÇÕES DE/EM NOVA YORK (1978-1993)

Autor(es):
SILVA, JOSÉ RENER DE FRANÇA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Vivemos em uma sociedade imagética, portanto é necessário o estudo e a compreensão representativa das imagens que constroem a nossa realidade. As narrativas gráficas ou artes sequenciais, mais conhecidas por todos como Histórias em quadrinhos (HQs), são ―produtos‖ do nosso cotidiano que merecem um ―olhar‖ histórico circunspecto, pois são vestígios sociais de uma época. A nossa pesquisa tem por objetivo analisar as representações e o cotidiano do urbano nas artes sequenciais (HQs) produzidas pelo quadrinista americano Will Eisner no período de 1978-1993. Para Eisner, ver a cidade como aqueles que compõem o material urbano é essencial para compreensão do ―espaço‖ da cidade. Ele representou o cotidiano de Nova York através de suas graphic novels (novelas gráficas). Assim deixou vestígios daquele momento (época) através de sua arte (sequencial). Utilizamos as imagens das HQs como fonte, Eisner como observador urbano (flâneur) e Nova York como a ―Grande Cidade‖ representada para entendermos, através das ―memórias gráficas‖ do autor, as nuances de uma grande metrópole percebendo as representações do cotidiano no urbano de uma Metrópole. Há uma intencionalidade nessa pesquisa de ratificar as Histórias em Quadrinhos como fonte histórica, pautada em uma vasta ―possibilidade de pesquisa‖ que este objeto viabiliza, desta forma fincando as HQs nos ―Domínios da História‖.
Palavras-chave: História em quadrinhos. Fontes históricas. Cidade. Representação. cotidiano.

Abstract:
Vivimos en una sociedade imagética. Por lo tanto, se hace necesario el estudio y la comprensión representativa de las imágenes que construyen nuestra realidad. Las narrativas gráficas o Artes Secuenciales, más conocidas por nosotros como Libro de historietas (HQ‘s), son productos de nuestra rutina y merecen una mirada histórica y circunspecta, pues son vestigios sociales de una época. Nuestra encuesta tiene el objetivo de analisar las representaciones y el cotidiano urbano en el Arte Secuencial, producidas por el artista americano Will Eisner, en el período de 1978 a 1993. Para Eisner, mirar la Ciudad como aquellos que componen su material urbano es esencial a la comprensión del ‗espacio‘ en la ciudad. Él ha representado el cotidiano de Nova York por medio de sus ‗graphic novels‟ (novelas gráficas). De esa manera, ha dejado vestigios de aquella época a través de su Arte Secuencial. Utilizaremos las imágenes de los ‗HQ‘ como fuente, Eisner como observador urbano (flâneur) y Nova York como la ―Mayor Ciudad‖, representada para que podamos comprenderlas por medio de las ―memórias gráficas‖ del autor. Las nuances de una inmensa metrópolis, que percibe las representaciones del cotidiano urbano de una Metrópolis. Aqui hay una intencionalidad en esa encuesta: ratificar los Libros de historietas (HQ‘s) como fuentes históricas, pautadas en un vasto campo de ―posibilidades de encuestas‖, que este objeto viabiliza. Perpetuar, de esta manera, los ‗HQ‘s entre los ―Dominios de la Historia‖.
Palabras-clave: Libro de historietas (HQ‘s). Fuentes históricas. Ciudad. Representación-cotidiano.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, JOSÉ RENER DE FRANÇA. WILL EISNER E A "GRANDE CIDADE": HQS, COTIDIANO E REPRESENTAÇÕES DE/EM NOVA YORK (1978-1993). 2019. 294 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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