A compreensão do todo de uma escola nasce mais avidamente da experiência de
gestão escolar. Toda a dinâmica e rotina de um ambiente escolar passam a ser melhor
compreendidas, quando quem se propõe a estar naquele espaço possui a ciência dos
desafios diários que irá enfrentar. Para tanto, a colaboração das instituições de
organização da educação torna-se primordial no aspecto formativo para o melhor
desenvolvimento do trabalho do gestor escolar. Sobre esse aspecto, o texto, a seguir,
objetiva tratar, sob uma ótica de que, quanto melhor o preparo do profissional de
gestão escolar, melhor será sua atuação. Como exemplo de um processo formativo e
de acompanhamento, aborda-se aqui o método Circuito de gestão do Jovem de
Futuro, elaborado pelo Instituto Unibanco e implantado nas escolas de Ensino Médio
da rede estadual de ensino do Ceará, mais especificamente, analisam-se os
resultados gerados, a partir da sua aplicação, nas dezesseis escolas de abrangência
da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 9 (CREDE 9), com o
propósito de demonstrar que um modelo de gestão adotado com sistematização e
metas pode gerar resultados positivos, quando direcionados por uma estratégia de
gestão escolar para resultados de aprendizagem.
Palavras-chave: Circuito de gestão. Gestão escolar para resultados. Aprendizagem.