Diferentes entendimentos frequentemente parecem denominar o que entendemos
por currículo dentre eles as experiências de aprendizagem, os planos pedagógicos,
escolas e sistemas educacionais, os objetivos a serem alcançados, os processos de
avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados
nos diferentes graus da escolarização. Objetiva-se estudar o desenvolvimento do
currículo de Educação Física nas escolas públicas de Ensino Médio no município de
Brejo Santo – Ceará. A amostra foi composta de coordenadores e professores na
faixa etária acima dos 18 anos de três escolas estaduais. Para a coleta de dados
foram utilizados um questionário sócio demográfico e uma entrevista
semiestruturada. Os principais resultados apontam que a predominância do sexo
feminino entre os profissionais de educação física é maior devido a mesma
apresentar maior delicadeza, destreza, paciência e carinho no ensinar. Seguindo o
que expressa os participantes, os mesmos veem a necessidade de uma interligação
entre teoria e prática, através de metodologias ativas no intuito de desenvolver mais
atividades corporais como também aguçar o senso crítico desse estudante. Pois é
neste momento que o mesmo irá desenvolver de forma mais eficaz seu senso crítico
proporcionado ao mesmo uma melhor resolução de problemas no seu cotidiano.
Palavras-chave: Educação Física. Currículo. Conteúdo.