Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE BREJO SANTO

Autor(es):
SAMPAIO, TATIANA BRAGA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Diferentes entendimentos frequentemente parecem denominar o que entendemos
por currículo dentre eles as experiências de aprendizagem, os planos pedagógicos,
escolas e sistemas educacionais, os objetivos a serem alcançados, os processos de
avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados
nos diferentes graus da escolarização. Objetiva-se estudar o desenvolvimento do
currículo de Educação Física nas escolas públicas de Ensino Médio no município de
Brejo Santo – Ceará. A amostra foi composta de coordenadores e professores na
faixa etária acima dos 18 anos de três escolas estaduais. Para a coleta de dados
foram utilizados um questionário sócio demográfico e uma entrevista
semiestruturada. Os principais resultados apontam que a predominância do sexo
feminino entre os profissionais de educação física é maior devido a mesma
apresentar maior delicadeza, destreza, paciência e carinho no ensinar. Seguindo o
que expressa os participantes, os mesmos veem a necessidade de uma interligação
entre teoria e prática, através de metodologias ativas no intuito de desenvolver mais
atividades corporais como também aguçar o senso crítico desse estudante. Pois é
neste momento que o mesmo irá desenvolver de forma mais eficaz seu senso crítico
proporcionado ao mesmo uma melhor resolução de problemas no seu cotidiano.
Palavras-chave: Educação Física. Currículo. Conteúdo.

Abstract:
Different understandings often seem to refer to what we mean by curriculum,
including learning experiences, pedagogical plans, schools and educational systems,
objectives to be achieved, evaluation processes that ultimately influence the content
and procedures selected in the different grades of schooling. The objective of this
study is to study the development of the Physical Education curriculum in public
secondary schools in the municipality of Brejo Santo - Ceará. The sample was
composed of coordinators and teachers in the age group above 18 years of three
state schools. For the data collection, a socio-demographic questionnaire and a
semi-structured interview were used. The main results indicate that the
predominance of the female among physical education professionals is greater due
to the fact that it presents greater delicacy, dexterity, patience and affection in
teaching. Following what the participants express, they see the need for an
interconnection between theory and practice, through active methodologies in order
to develop more body activities as well as sharpen the student's critical sense. For it
is at this moment that it will develop more effectively its critical sense provided to it a
better problem solving in its daily life.
Keywords: Physical Education. Curriculum. Content.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SAMPAIO, TATIANA BRAGA. UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE BREJO SANTO. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 26 de janeiro de 2025

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1