Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ABAETÊ CRIOLO: DISCURSO E IDENTIDADE RACIAL DE JOVENS NEGRAS

Autor(es):
COSTA, THALITA TERTO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta pesquisa trabalha com as categorias identidade, mulher negra e educação. Tem como objeto de estudo o projeto Abaetê Criolo que trabalha com atividades artísticas e o estudo e pesquisa das temáticas antirracistas e de respeito à diversidade cultural. O grupo está inserido na perspectiva da lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira na escola. O objetivo da pesquisa foi investigar como as alunas participantes do projeto Abaetê Criolo manifestam suas identidades raciais e a contribuição do projeto nesse processo de formação e autoafirmação das suas identidades. Para isso, partimos da perspectiva histórica da formação da sociedade brasileira, traçando um caminho que consideramos como crucial para entender a atual situação da população negra no Brasil, bem como, compreender as vulnerabilidades da identidade negra, em especial, a identidade das mulheres negras. Conhecendo a historicidade da formação social brasileira vai ser possível descobrir que, apesar de todas as violências sofridas, as resistências negras sempre existiram e hoje a educação também desponta como um campo de resistências. Diante disso, concebemos que os projetos educacionais com perspectivas antirracistas e que se enquadram no âmbito da lei 10.639/03, e, portanto, o projeto Abaetê Criolo, está inserido como uma das várias resistências do povo negro na escola. Para alcançarmos esses objetivos, o método utilizado será a Análise de Discurso Crítica (ADC) de entrevistas de alunas participantes do projeto Abaetê Criolo. A ADC concebe a linguagem como prática social e é utilizada para compreender as relações estruturais, transparentes ou veladas, manifestadas na linguagem, investigando criticamente como as desigualdades são expressas, legitimadas e constituídas no discurso. Concluímos que, ao final de quatro anos de ações do grupo, conseguimos formar um corpo político que atuou diretamente na formação e fortalecimento de vários aspectos referentes às lutas negras, principalmente no que se refere à construção da identidade racial da mulher negra.
Palavras-chave: Identidade. Mulher negra. Educação.

Abstract:
Working with the same languages, black woman and education, this research has as its object of study the Abaetê Criolo project that works with artistic activities and the study and research of anti-racial themes and respect for cultural diversity. The group is inserted in the perspective of law 10.639 / 03, which makes the teaching of Afro-Brazilian history and culture compulsory at school. The aim of the investigation is to investigate how people participate in the process of formation and self-affirmation of their identities. To this end, the essential issues for the constitution of Brazilian society, outlining a path considered important for the current situation of the black population in Brazil, include the vulnerability of black identity, especially the identity of black women. Knowing the historicity of the Brazilian social formation will be possible to discover, despite all the violence suffered, as black resistances and existences and a naked education as a field of resistances. Given this, we conceived educational projects with anti-racist perspectives that fall within the scope of law 10.639 / 03, and therefore the Abaetê Criolo project, is inserted as one of the various resistances of the black people in school. To achieve the objectives, the method used will be the Critical Discourse Analysis (ADC) of interviews of students of the Abaetê Criolo project. The ADC conceives a language as a social practice and is used to understand the powerful, transparent or veiled expressions manifested in language, critically investigating as unequal, expressed, legitimized and constituted in discourse. In order to form the set, the synthesis of a set of actions, the process of forming a working group, the formation of a working group, the formation of a working group on the racial issue of black women.
Keywords: Identity. Black woman. Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
COSTA, THALITA TERTO. ABAETÊ CRIOLO: DISCURSO E IDENTIDADE RACIAL DE JOVENS NEGRAS. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1