ANÁLISE DAS RESPOSTAS DE ACERTO E DE ERRO EM
FUNÇÃO DA ORDEM DO SET JOGADO E DO PAPEL DE CADA JOGADORA NOS JOGOS INTERCOLEGIAIS DE VOLEIBOL FEMININO
Autor(es):
MACHADO, LIZ MARIA QUEIROZ
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2014
Resumo:
O saque é contemplado como uma ação que não vem precedida de outra ação, não havendo, na sua realização, influência do adversário ou dos colegas de equipe. Assim, o aprimoramento no saque visa impedir a equipe adversária de efetuar recepções perfeitas e, consequentemente, de realizar maior número de jogadas e ataques com fintas. O objetivo deste estudo foi analisar as respostas de acerto e de erro do saque em função da ordem do set jogado e do papel de cada jogadora nos jogos intercolegiais de voleibol feminino. O estudo segue o modelo metodológico descritivo, de natureza quantitativa, onde participaram da pesquisa 12 atletas de voleibol. A amostra foi escolhida de forma aleatória. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário com questões mistas a fim de caracterizar a amostra quanto aos dados pessoais e ao nível de experiência com o voleibol, da captação de imagens por meio de filmagens e do software Kinovea Video Editor. Foi utilizado o modelo de avaliação do saque (FIVB, 2000) para classificar os saques das atletas. Os resultados mostraram que a ordem do set jogado e a função de cada jogadora influenciaram nas respostas de acerto e de erro para o fundamento saque, corroborando que a função meia e a função ponta possuíram uma melhor execução deste gesto técnico. Além disso, a função meia arriscou mais o seu tipo de saque (saque colocado potente – chamado ponto) nos 2° sets. Dentro de um conjunto de fatores que podem condicionar o desempenho das equipes, o local do jogo foi considerado um dos fatores que mais contribuiu para o desfecho: a vitória. Portanto, pode-se concluir que a agressividade do saque parece estar interligada com a redução das possibilidades de ataque da equipe adversária, bem como com o aumento das possiblidades de defesa da própria equipe. Palavras chave: Saque no voleibol. Eficácia. Função de cada jogadora.
Abstract:
The service is contemplated as an action that is not preceded by another action, without, in its realization, the influence of the opponent or fellow staff. Thus, the improvement on serve is intended to prevent the opposing team to make perfect receptions and, consequently, a greater number of moves and attacks with feints. The aim of this study was to analyze the error and hit the sack in the order in the set and played the role of each player in intercollegiate women's volleyball games. The study follows a descriptive methodological framework of a quantitative nature, where 12 volleyball players participated. The sample was chosen randomly. Data collection was conducted through a questionnaire with questions mixed in order to characterize the sample and to personal data and the level of experience with volleyball, capture images through filming and Kinovea Video Editor software. The results showed that the order set played and the function of each player influenced the responses of accuracy and error basis to serve, confirming that half the tip function and function possessed better technical execution of this gesture. In addition, the half function risked more your type of serve (serve placed powerful - called point) in the 2nd sets. Within a set of factors that might influence the performance of the teams, the game site was considered one of the factors that contributed to the outcome: victory. Therefore, one can conclude that the aggressiveness of the looting seems to be intertwined with reducing the possibility of attack from the opposing team as well as with increased possibilities defense team's own. Keywords: Booty in volleyball. Efficacy. Function of each player.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
MACHADO, LIZ MARIA QUEIROZ. ANÁLISE DAS RESPOSTAS DE ACERTO E DE ERRO EM
FUNÇÃO DA ORDEM DO SET JOGADO E DO PAPEL DE CADA JOGADORA NOS JOGOS INTERCOLEGIAIS DE VOLEIBOL FEMININO. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 20 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1