Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Considerações sobre a repercussão da emoção para o processo ensino - aprendizagem na educação infantil

Autor(es):
Melo, Fontenele, Maria Roselir

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
O estudo busca refletir a partir da perspectiva Walloniana sobre a emoção no contexto da Educação Infantil e sua relevância no processo de ensino e de aprendizagem. Para tanto, enfoca os aspectos emocionais que emergem no ambiente da sala de aula, a partir da ação pedagógica e que vão interferir, de forma direta ou indireta, no desenvolvimento cognitivo da criança. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, através da qual foram discutidas
as teorias de Vygotsky, Piaget e Henri Wallon, como também outros autores que discorrem sobre a infância e a Educação Infantil. Partindo do principio que o âmbito escolar é um espaço privilegiado para a formação humana, o estudo vem destacar a importância do educador em compreender o aluno como um ser completo que deve ser acolhido em suas dimensões afetiva, cognitiva e motora. Diante do pressuposto evidencia-se uma compreensão da
totalidade do ser humano, visto que o mesmo em suas ações sente, pensa e age ao mesmo tempo, por isso ressalta-se a importância de considerar a relação interpessoal entre professor e alunos como fator essencial no êxito do processo de ensino e de aprendizagem tendo a
emoção como uma aliada.

Palavras chave: Emoção, Educação Infantil, afetividade e cognição.

Abstract:
The study aims to reflect from the Wallonian perspective on emotion in the context of early childhood education and its relevance in the process of teaching and learning. Therefore, it focuses on the emotional aspects that emerge in the classroom environment, from the pedagogical action and that will interfere, directly or indirectly, in the child's cognitive development. The methodology used in this bibliographic research, through which discussed
the theories of Vygotsky, Piaget and Henri Wallon, as well as other authors who talk about childhood and early childhood education. Assuming that the school environment is a privileged space for the human, the study has highlighted the importance of the educator to understand the student as a whole being that must be upheld in their affective dimensions, cognitive and motor. Given the assumption is evidenced an understanding of the totality of
the human being, as the same in his actions feels, thinks and acts at the same time, so it emphasizes the importance of considering the interpersonal relationship between teacher and students as an essential factor in success of teaching and learning with emotion as an ally.

Keywords: Emotion, Early Childhood Education, affection and cognition.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Melo, Fontenele, Maria Roselir. Considerações sobre a repercussão da emoção para o processo ensino - aprendizagem na educação infantil. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1