Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, NA VISÃO DOS ALUNOS DE QUÍMICA DO ENSINO SUPERIOR

Autor(es):
BRITO, LUANA SAN DE OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
As vivências adquiridas pelos estudantes nos primeiros semestres da Universidade são determinantes para a permanência dos mesmos no Ensino Superior. Essas vivências são acompanhadas por fatores que podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem, tanto de forma positiva quanto negativa no Ensino de Química, por exemplo. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores que podem promover dificuldades na aprendizagem dos alunos de ensino superior do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Ceará, em termos de suas vivências ao longo de sua jornada acadêmica, comparando com as orientações e metas de alunos recém-ingressos no mesmo, e relatos da literatura. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada por meio da aplicação de um questionário para cinquenta e quatro (54) alunos do primeiro e último períodos do Curso de Licenciatura em Química. Os resultados revelaram algumas dificuldades apresentadas pelos alunos, como: necessidade de contextualizar conceitos químicos, desconexão entre conteúdos teóricos e aulas experimentais, má compreensão nas disciplinas de cálculo, físico-química e química orgânica e didática do professor, acarretando na insegurança dos mesmos para o mercado de trabalho. Nesse sentido, o presente estudo visa contribuir para a pesquisa em ensino de Química, de forma a proporcionar subsídios para que os professores possam reestruturar suas aulas e suas metodologias.
Palavras-chave: Ensino de Química. Dificuldades na aprendizagem. Ensino Superior.

Abstract:
The experiences acquired by the students in the first semesters of the University are determinants for their permanence in Higher Education. These experiences are accompanied by factors that can influence the teaching and learning process, both positively and negatively. In Chemistry teaching, for example. In this sense, the objective of this research was to identify the factors that may promote the learning difficulties of the students of the undergraduate course in Chemistry of the Federal University of Ceará, in terms of their experiences throughout their academic journey, comparing with the orientations and goals of newly enrolled students in it. The qualitative research was carried out by means of the application of a questionnaire to fifty four (54) students of the first and last periods of the Degree in Chemistry. The results revealed some difficulties presented by the students, such as: the need to contextualize chemical concepts, disconnection between theoretical contents and experimental classes, misunderstanding in the computational disciplines, physicochemistry and organic chemistry and didactics of the teacher, resulting in their insecurity for the labor market. In this sense, the present study aims to contribute to the research in Chemistry teaching, in order to provide subsidies so that teachers can restructure their classes and their methodologies.
Keywords: Chemistry teaching. Difficulties in learning. Higher education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
BRITO, LUANA SAN DE OLIVEIRA. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, NA VISÃO DOS ALUNOS DE QUÍMICA DO ENSINO SUPERIOR . 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1