Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es):
HONÓRIO, MARIA JOSÉ MORAIS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Este trabalho empreende uma análise sobre o coordenador pedagógico frente à formação continuada de professores de português do ensino fundamental. O interesse pela temática surgiu da observação dos resultados do IDEB - 2013, que nos mostrou que no ensino fundamental há divergências de notas entre os níveis do ensino I e II. Tem como objetivo geral analisar em que medida o acompanhamento pedagógico, desenvolvido pelos coordenadores pedagógicos, tem contribuído para a formação continuada dos professores de português do ensino fundamental. E como objetivos específicos: conhecer o papel do coordenador pedagógico; investigar como os coordenadores pedagógicos exercem as suas funções com relação à formação continuada dos professores de Português do ensino fundamental; perceber qual o discurso dos professores que acompanham os dois níveis de ensino fundamental. A pesquisa se configura como estudo de natureza qualitativa, e tem como método o Estudo de Caso. Insere-se no Paradigma Interpretativo, como procedimento de análise dos dados. A técnica de coleta de dados é o questionário. Os sujeitos da pesquisa são dois coordenadores pedagógicos e três professores. Subsidiou teoricamente este estudo autores como Barreto (2011), Dalvi (2012), Lima e Santos (2007), Tardif (2011), entre outros. A análise dos dados nos permitiu inferir que para o 5º Ano há um acompanhamento pedagógico padronizado, devido a formação do PAIC - Programa de Alfabetização na Idade Certa - realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Por outro lado, no que se refere ao 9º Ano, a formação de professores fica muito a desejar, visto que não há um programa similar ao PAIC, específico para este ano de ensino. Tal constatação, quando relacionada aos dados do IDEB, para os anos pesquisados, indicam que os resultados do 5º Ano são melhores que os do 9º Ano. Isto significa que a formação continuada faz a diferença na condução dos caminhos do ensino e aprendizagem. Assim, o presente estudo aponta para a necessidade de apoio pedagógico aos docentes do ensino fundamental, em especial ao 9º Ano, tendo em vista seu valor fundamental para a formação social e intelectual dos professores e alunos, bem como para a educação dos cidadãos.
Palavras-chave: Formação Continuada. Coordenação Pedagógica. Educação.

Abstract:
This work undertakes an analysis of the pedagogical coordinator front of continuous formation of Portuguese teachers of elementary school. The interest in the subject arose from the observation of the results of the IDEB-2013, which showed us that in elementary school there are differences in education levels between grades I and II. Aims to analyse to what extent the general monitoring, developed by pedagogical coordinators pedagogical, has contributed to the continuing training of Portuguese teachers of elementary school. And as specific objectives: meet the pedagogical coordinator role; investigate how the pedagogical coordinators shall carry out their duties with respect to the continuing training of Portuguese teachers of elementary school; understand what the speech of the teachers accompanying the two levels of elementary school. The search is configured as qualitative study, and the case study method. Inserts in the Interpretative Paradigm, as data analysis procedure. The technique of data collection is the questionnaire. The subjects of the research are two teaching coordinators and three teachers. Subsidized theoretically this study authors such as Bacha (2011), Dalvi (2012), and Saints (2007), Tardif (2011), among others. Data analysis allowed us to infer that for the 5th grade there is a pedagogical follow-up, due to formation of PAICE-literacy programme in the right age-in partnership with the City Department of education. On the other hand, with regard to the ninth grade, teacher training is a lot to be desired, since there is a similar program to PAICE, specific to this year. This, when related to the data of the IDEB, to the years surveyed, indicate that the results of the fifth grade are better than the ninth grade. This means that the continuing education makes a difference in ways of teaching and learning. Thus, this study points to the need for educational support to teachers of elementary school, in particular the ninth grade, in view of its fundamentais value to the social and intellectual training of the teachers and students, as well as to the education of citizens.
Keywords: Continuing Education. Pedagogical Coordination. Education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
HONÓRIO, MARIA JOSÉ MORAIS. O COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1