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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PERFIL SENSORIAL DE MISTURAS DE CAFÉ COM LEITE EM PÓ E SUA ACEITABILIDADE E PREFERÊNCIA NA REGIÃO NORDESTE

Autor(es):
BROENSTRUP, ALINE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Atualmente os brasileiros estão consumindo mais café e diversificando as formas de consumo
dessa bebida, buscando cada vez mais associar qualidade com conveniência. As indústrias,
por sua vez, têm buscado identificar novos públicos e desenvolver produtos diferenciados que
atendam ao comportamento e anseios desses consumidores. Nesse sentido, o presente trabalho
teve como objetivo avaliar o perfil sensorial de um dos produtos à base de café, o café com
leite em pó, bem como sua preferência e aceitação no Nordeste. O estudo foi realizado com
cinco marcas que tem destaque no mercado brasileiro. Foi realizado o teste de ordenação para
avaliar a preferência entre as marcas e o teste de aceitação utilizando-se escala hedônica de 5
pontos. O perfil sensorial foi obtido por meio da análise descritiva quantitativa (ADQ),
utilizando oito termos descritivos desenvolvidos por uma equipe de provadores treinados, de
forma a fazer uma correlação com as preferências de consumo. Os resultados foram
submetidos à ANOVA, teste de Tukey (p < 0,05) e histogramas de frequência. As amostras
apresentaram diferença quanto à aceitação global, porém a utilização da escala de 5 pontos
prejudicou uma maior discriminação entre elas. Verificou-se também uma grande variação
nas características sensoriais das misturas de café com leite em pó, evidenciando que a
maioria dos atributos avaliados é importante para a qualidade do produto. Correlacionaram-se
os resultados do perfil sensorial com os testes afetivos de modo a identificar os atributos
responsáveis pela preferência e aceitação das amostras. No entanto, não foi possível
estabelecer os condutores de preferência, pois amostras de perfil sensorial semelhante
apresentaram aceitabilidades opostas. Isso indica que existem atributos no produto que não
foram medidos e que podem ser responsáveis pela preferência. Dessa forma, recomenda-se,
em um estudo posterior, a realização de uma análise de ADQ com descrição mais detalhada
do sabor de café e suas notas específicas, além da utilização da escala hedônica de 9 pontos.

 

Palavras-chave: Bebidas. Análise sensorial. Aceitação. Análise descritiva quantitativa.

Abstract:
Currently Brazilians are consuming more coffee and diversifying forms of consumption of
this drink, looking increasingly associate quality with convenience. Industries, in turn, have
sought to identify new audiences and develop differentiated products that meet the behavior
and wishes of these consumers. In this sense, this study aimed to evaluate the sensory profile
of a product based on coffee, coffee with milk powder, as well as their preference and
acceptance in the Northeast. The study was conducted with five brands that have featured in
the Brazilian market. The ranking test was conducted to evaluate the preference between
brands and acceptance testing using hedonic scale of 5 points. The sensory profile was
obtained by quantitative descriptive analysis (QDA) using eight descriptive terms developed
by a team of trained tasters, in order to make a correlation with consumer preferences. The
results were submitted to ANOVA, Tukey test (p <0.05) and frequency histograms. Samples
showed difference in global acceptance, but using the 5 point scale hampered a greater
discrimination between them. There was also great variation in the sensory characteristics of
the coffee mixture with milk powder, showing that most of the evaluated attributes is
important for product quality. They correlated the results of the sensory profile with affective
tests in order to identify the attributes responsible for the preference and acceptability of the
samples. However, it was not possible to establish the preference of drivers as similar sensory
profile of samples showed opposite aceitabilidades. This indicates that the product attributes
are not measured and which may be responsible for preference. Thus, it is recommended, in a
later study, performing analysis with a QDA more detailed description of the coffee and its
specific flavor notes in addition to the use of hedonic scale of 9 points.

 

Keywords: Drinks. Sensory analysis. Acceptance. Quantitative descriptive analysis.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
BROENSTRUP, ALINE . PERFIL SENSORIAL DE MISTURAS DE CAFÉ COM LEITE EM PÓ E SUA ACEITABILIDADE E PREFERÊNCIA NA REGIÃO NORDESTE . 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

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