ANÁLISE DAS PRESSÕES DOS PAIS E DE TREINADORES POR RESULTADOS SATISFATÓRIOS EM CRIANÇAS DE 8 E 9 ANOS QUE DISPUTAM COMPETIÇÕES DE FUTSAL ESCOLARES
Autor(es):
FERREIRA, ÍCARO ESTEVAM
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
Esta pesquisa tem como tema a análise das pressões dos pais e de
treinadores por resultados satisfatórios em crianças de 8 e 9 anos que disputam
competições de futsal escolares. Este estudo tem como objetivo principal
analisar a percepção dos pais e de treinadores por resultados satisfatórios em
crianças da categoria sub 9 que disputam competições de futsal. A metodologia
de pesquisa é do tipo exploratória ao qual proporciona maior familiaridade com
o problema. Por outro lado, a abordagem do estudo será predominantemente
quantitativa, pois os dados obtidos são analisa- dos indutivamente, a pesquisa
foi realizada nas proximidades do Projeto Marrocos nas ruas do bairro Bom
Jardim. Foram entrevistados 25 alunos. A análise dos dados foi realizada após a
leitura detalhada das respostas dos questionários. Os dados foram organizados,
classificados, agrupados e categorizados, tendo a categorização como a última
etapa do processo de análise que tomou por base as principais informações e
opiniões emitidas pelos sujeitos da pesquisa. Como resultados tem-se que:osalunosquejogamfutsalparticipantedestapesquisaestãocomidades(8,80
± 0,41 em anos), peso (27,76 ±
1,44 em Kg), altura (1,34 ± 0,01 em m) e IMC(14,73
± 3,15). Tais dados amostrais
representam homogeneidade. Sobre os sentimentos dos alunos em uma partida de
futsal ficou percebido que: o sentimento de nervosis- mo é visto que 20% dos
alunos nunca ficam nervosos antes dos jogos, 20% ficam sempre nervosos, 28%
raramente ficam nervosos e 32% frequentemente ficam ner- vosos antes das
partidas. Por outro lado, o sentimento de confiança é percebido com: 8%
raramente ficam confiantes, 40% sempre ficam confiantes antes dos jogos e 52%
frequentemente ficam confiantes. E isso se reflete depois dos jogos, quando os
alunos ganharam a partida disputada, pois eles se sentem 28% alegres e 72%
muito alegres depois que ganham uma partida. E, mesmo depois dos jogos, quando
os alunos perderam, seus sentimentos foram de: 8% se sentiram normal 44% se
sentiram triste e 48% foi um sentimento de muito triste. E, quando empataram se
sentiram: 48% triste e 52% se sentiram normais depois de empatarem a partida.
Por- tanto, pode-se concluir dentro do contexto pesquisado que os pais e
treinadores es- tão preparados emocionalmente para lidar com seus alunos
relacionados à vitória e ao empate, mais o que diz respeito à derrota os
acompanhantes e treinadores ainda não está preparado emocionalmente para lidar. Os resultados da pesquisa também
apontamqueascriançasficamcomumestadoemocionalmuitotristeapósumresultado negativo, ao qual deveria receber um apoio positivo de seus acompanhantes ou
treinadores, e a vitória sempre causa euforia nos alunos.
This research theme is
the analysis of pressures from parents and coaches for satisfactory results in children aged 8 and 9 years vying
school futsal competitions. This study aims to analyze the pressures of parents
and coaches for satisfactory results in children under 9 category vying futsal
competitions. The research methodology is exploratory type that provides
greater familiarity with the problem. On the other hand, the study approach
will be predominantly quantitative, because the data obtained are analyzed
inductively; the survey was conducted in the vicinity of the project Morocco in
the streets of Bom Jardim neighborhood. 25 students were interviewed. The data
analysis was carried out after a detailed reading of the questionnaire. Data
were organized, classified, grouped and categorized, and the categorization as
the last step of the review process that was based on the key information and
opinions expressed by the research subjects. As a result we have that: students
playing futsal participating in this research are aged (8.80 ± 0.41 years),
weight (27.76 ± 1.44 in kg), height (1.34 ± 0 01 m) and IMC (14.73 ± 3.15).
Such sample data represent homogeneity. About
the feelings of students in a futsal match was realized: the feeling of
nervousness is seen that 20% of students never get nervous before games, 20%
are always nervous, 28% rarely get nervous and 32% often get nervous before
matches. On the other hand, the feeling of trust is realized with 8% are rarely
confident, 40% are always confident before the game and 52% are often
confident. And this is reflected after the game, when students won the disputed
match, because as 28% feel happy and 72% feel very happy after winning a match.
And even after the games, when students lost, their feelings were 8% felt the
normal 44% felt sad and 48% was a feeling of sad. And when there was a tied
match 48% felt sad and 52% felt normal after tie the match. Therefore, it can
be concluded that: From the results presented by the survey that parents and
coaches are prepared emotionally to deal with students related to victory and a
draw, in regards to defeat the
companions and coaches yet they are yet to be prepared to handle emotionally
the students. The survey results also indicate that children are left with a
very sad emotional state after a loss, and should receive positive support from
their escorts or coaches, and victory always causes euphoria instudents.
FERREIRA, ÍCARO ESTEVAM. ANÁLISE DAS PRESSÕES DOS PAIS E DE TREINADORES POR RESULTADOS SATISFATÓRIOS EM CRIANÇAS DE 8 E 9 ANOS QUE DISPUTAM COMPETIÇÕES DE FUTSAL ESCOLARES
. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1