Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autor(es):
MOURA, IVANA DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A aprendizagem se constitui como elemento central para a compreensão e o agir na psicopedagogia. Por ser a escola o primeiro ambiente de aprendizagem formal do indivíduo, torna-se evidente a necessidade do trabalho dos psicopedagogos neste espaço para favorecer a aprendizagem dos educandos. Esta pesquisa aborda a atuação psicopedagógica na escola. O presente trabalho tem por objetivo analisar as vivências e práticas desse profissional, a fim de identificar as contribuições que o mesmo pode oferecer no ambiente em questão. Para tanto, escolheu-se como método utilizado a aproximação do local de pesquisa, a observação e vivência com os profissionais da área de psicopedagogia. Este estudo fundamenta teoricamente nas concepções de autores como, Piaget (1972), Vygotsky (1982), Nádia Bossa (2000) e Tânia Grassi (2009).Durante a pesquisa, verificou-se contribuições significativas no que diz respeito a psicopedagogia preventiva e no apoio aos alunos e profissionais da educação.
Palavras-chave: Aprendizagem. Psicopedagogo. Prevenção. Escola.

Abstract:
Learning is a central element for understanding and acting in psychopedagogy. Be-cause the school is the first formal learning environment of the individual, it becomes evident the need of the work of psychopedagogues in this space to favor the learning of learners. This research deals with psychopedagogical performance in school. The present work aims to analyze the experiences and practices of this professional, in order to identify the contributions that the same can offer in the environment in ques-tion. For that, the method used was the approach of the research site, the observa-tion and experience with professionals in the field of psychopedagogy. This study ba-ses the theory on the conceptions of authors such as, Piaget (1972), Vygotsky (1982), Nádia Bossa (2000) and Tânia Grassi (2009). During the research, there were significant contributions regarding preventive psychopedagogy and support for students and education professionals.
Keywords: Learning. Preventive. Intervention. School.


Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
MOURA, IVANA DA SILVA. AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1