Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA-EXPERIMENTAL NO ESTUDO DE ELETRICIDADE ATRAVÉS DE VÍDEO-AULAS

Autor(es):
ÁGUILA, DANIELLE DE LIMA MINÁ

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Indiscutivelmente, os recursos midiáticos são ferramentas que atraem com maior facilidade a atenção da nova geração de estudantes, visto que o contato com a tecnologia já faz parte da rotina dos discentes. A referida dissertação, juntamente com o produto educacional, destina-se ao estudo da fenomenologia de eletricidade aplicada ao ensino fundamental de uma escola da rede pública de Fortaleza, através de exposições de vídeo-aulas experimentais que contribuem para a abstração de fenômenos previamente estudados teoricamente. Através de um estudo comparativo entre os resultados cognitivos de duas turmas de nono ano, uma que teve acesso a vídeo-aula e a outra que não foi apresentada ao recurso, foi possível concluir que a ferramenta midiática é um forte instrumento pedagógico para ensinar física, principalmente quando se trata de conteúdos em que os experimentos são dispendiosos. A proposta de ensinar eletricidade num contexto ajustável aos ambientes escolares e extraescolares através da aula em ambiente virtual viabiliza o conhecimento, economiza tempo e diminui os riscos experimentais.
Palavras-chave: Recursos midiáticos. Vídeo-aulas. Fenomenologia. Eletricidade.

Abstract:
Undoubtedly, the media resources are tools that attract the attention of the new generation of students with greater ease, since the contact with the technology is already part of the routine of the students. This dissertation, together with the educational product, is intended to study the phenomenology of electricity applied to the elementary school of a public school in Fortaleza, through experimental video-lectures that contribute to the abstraction of phenomena previously studied theoretically . Through a comparative study between the cognitive results of two ninth-year classes, one that had access to video lessons and the other that was not presented to the resource, it was possible to conclude that the media tool is a strong pedagogical tool to teach physics, especially when it comes to content where experiments are expensive. The proposal of teaching electricity in a context that is adjustable to the school and out-of-school environments through the classroom in a virtual environment enables knowledge, saves time and reduces experimental risks.
Keywords: Media resources. Video classes. Phenomenology. Electricity.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ÁGUILA, DANIELLE DE LIMA MINÁ. ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA-EXPERIMENTAL NO ESTUDO DE ELETRICIDADE ATRAVÉS DE VÍDEO-AULAS. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1