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Repositório Institucional - UECE
Título:
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM ESCOLAS DA SEDE URBANA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPOS SALES CE

Autor(es):
COSTA, MICHELLI MARIA ALENCAR DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O texto apresenta uma discussão sobre a implementação das políticas de inclusão escolar na rede municipal de ensino de Campos Sales-CE, dando ênfase às propostas de inclusão escolar dirigidas a alunos com NEE matriculados na rede regular de ensino. O Estudo foi realizado em sete escolas com base em referenciais quali-quantitativos, no período de Maio a Setembro de 2018. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados a aplicação de questionários com questões pré-elaboradas e sequencialmente dispostas em itens que constitui o tema da pesquisa, aos técnicosda SME e aos coordenadores pedagógicos das escolas da sede urbana, assim como também foram analisados dados oficiais disponibilizados pela rede de ensino e indicadores do EDUCACENSO. Os resultados evidenciam entre outros aspectos, avanços no que diz respeito à garantia de acesso e permanência na escola, processo de identificação, avaliação e encaminhamentos dos alunos com NEE, formação de professores e planejamento pedagógico. Por outro lado, os dados coletados mostraram também contradições e dificuldades encontradas por parte dos gestores no que se refere à implantação das diretrizes federais de inclusão escolar. O dado mais significativo refere-se à precariedade em relação à estrutura física das escolas principalmente no que diz respeito à falta de acessibilidade esala de recursos multifuncionais.
Palavras–chave: Políticas de inclusão escolar. Atendimento educacional escolar. Campos sales.

Abstract:
The text presents a discussion about the implementation of school inclusion policies in the Campos Sales-CE municipal education system, emphasizing the proposals of school inclusion directed to the students with SEN enrolled in the regular system of education. The study was accomplished in seven schools based on qualitative and quantitative references, from May to September 2018. As a data collection instrument, questionnaires were used with pre-elaborated questions and sequentially arranged in items that constitute the theme of the research, to the SME technicians and to the pedagogical coordinators of the schools of the urban seat, as well as official data were analyzed by EDUCACENSO's educational system and indicators. The results show, among other aspects, advances in relation to the guarantee of access and permanence in the school, identification process, evaluation and referrals of students with SEN, teacher formation and pedagogical planning. On the other hand, the data collected also showed found contradictions and difficulties by the managers refer to the implantation of the federal guidelines for school inclusion. The most significant data refers to the precariousness in relation to the physical structure of the schools, mainly, in refers to the lack of accessibility and multifunctional resources room.
Keywords: School inclusion policies. Educational school attendance. Campos sales.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
COSTA, MICHELLI MARIA ALENCAR DA. A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM ESCOLAS DA SEDE URBANA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPOS SALES CE. 2018. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

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