Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O PROJETO ABC DO JOÃO XXIII COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE CAPOEIRISTAS: O LEGADO EDUCACIONAL DO MESTRE CHITÃOZINHO DE FORTALEZA-CE

Autor(es):
Ferreira Neto, José Olímpio

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
A Capoeira é uma manifestação cultural brasileira que resiste nas periferias das grandes cidades assumindo status educacional, formal ou não formal. Vários são os trabalhos que abordam a relação entre Capoeira e Educação, sendo reconhecida de diversas formas pela sociedade. Em 2008, a Roda de Capoeira e o Ofício do Mestre foram registrados como Patrimônio Imaterial pelo IPHAN, chamando atenção da sociedade para o registro de sua história. O objetivo desse trabalho foi investigar o legado educacional do Mestre Chitãozinho para a Capoeira alencarina, compreendendo o período que ministrou treinos no Projeto ABC do João XXIII, no Bairro João XXIII, localizado na periferia de Fortaleza, Ceará. Dessa forma, pensa-se que esse trabalho está contribuindo para o registro da memória local, contando a história do homem comum. O trabalho encontrou a dificuldade da distância geográfica, tendo em vista que o Mestre Chitãozinho mora na Europa. Essa distância foi amenizada pelo uso do ambiente online, por meio de redes sociais, emails e formulários eletrônicos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com suporte na memória, por meio de contato virtual, sob um olhar (Net)etnográfico, narrativa autobiográfica e questionário. O material foi analisado com base nas seguintes categorias: educação, valores e vínculos sociais. As mesmas foram constituídas a partir de estudos e análise inicial da narrativa do Mestre Chitãozinho. Conclui-se que o seu legado educacional colaborou para a formação de outros mestres de capoeira que ministram treinos em projetos sociais, realizam viagens, fazem palestras, ministram oficinas colaborando, dessa forma, para a divulgação da Capoeira alencarina, sobretudo a forjada em meio à periferia de Fortaleza.
Palavras-chave: Capoeira. Memória. Formação. Cultura. Legado.

Abstract:
Capoeira is a Brazilian cultural manifestation that resists in the peripheries of the big cities assuming educational status, formal or informal. Several are the works that approach the relation between Capoeira and Education, being recognized by the society in diverse forms. In 2008, Roda de Capoeira and the Mestres de Capoeira were registered as Intangible Cultural Heritage by IPHAN, calling society's attention to its history. The objective of this work was to investigate Mestre Chitãozinho's educational legacy for Capoeira alencarina, especially his work on the ABC Project of João XXIII, in the neighborhood of João XXIII, located on the outskirts of Fortaleza, Ceará. This work is a contribution to the community, recording the local memory, telling the story of the common man. This research had difficulty as the geographical distance, because Mestre Chitãozinho lives in Europe. This distance was mitigated by the use of the online environment, through social networks, emails and electronic forms. It is a qualitative research with support in memory, through virtual contact, (Net) ethnographic, autobiographical narrative and questionnaire. The material was analyzed based on the following categories: education, moral values and social bonds. They were constituted from studies and initial analysis of the narrative of Master Chitãozinho. The conclusion was that his educational legacy collaborated to train other masters of capoeira who teach training in social projects, travel, give lectures, teach workshops and, in this way, contribute to the dissemination of Capoeira alencarina, especially forged in the middle of the periphery in Fortaleza. Key-words: Capoeira. Memory. Formation. Culture. Legacy.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Ferreira Neto, José Olímpio. O PROJETO ABC DO JOÃO XXIII COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE CAPOEIRISTAS: O LEGADO EDUCACIONAL DO MESTRE CHITÃOZINHO DE FORTALEZA-CE. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 20 de abril de 2025

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1