Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ENTRE O FORMAR E O FORMAR-SE: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Autor(es):
CAVALCANTE, PETRÔNIO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Esta pesquisa intitulada “Entre o formar e o formar-se: uma reflexão sobre a
Formação Continuada de Professores no Município de Fortaleza” tem como objetivo
principal conhecer se e como as formações continuadas têm contribuído para
atender às necessidades formativas dos professores em sala de aula, buscando
entender por meio das discussões feitas o significado e a importância das formações
continuadas para o fazer o pedagógico do professor. Este estudo é de caráter
qualitativo por interposto da modalidade estudo de caso. Para a coleta de dados
elaborou-se um questionário que foi divido em dois momentos: dados profissionais
dos sujeitos e perguntas sobre a problemática a fim de obter informações mais
precisas para esse estudo com o significado das formações continuadas e qual o
seu impacto para o fazer pedagógico do professor. O material obtido foi estruturado
baseado nas perguntas, e a análises dos dados teve a contribuição dos teóricos:
Alarcão (2001), Lima (2001), Pimenta (2002), Libâneo (2004), Tardif (2010),
Imbernón (2011), Soares (2012), Cavalcante (2014), Pio (2014) dentre outros. Os
resultados mostram que as Formações Continuadas de Fortaleza oferecidas pela
SME, embora os profissionais conheçam a conceituação de formação e sua
importância, demostram dificuldade de associação teoria/prática, de aplicação do
que é aprendido nos encontros na sua sala de aula. Anteriormente, tecemos
reflexões que se encaminham para se pensar sobre a intenção das formações em
seus aspectos político e didático e claro a complexidade do processo formativo para
prática a práxis dos professores  
 
Palavras-chave: Formação de Professores. Formação Continuada Docente. Práxis.
Didática docente. Pedagogia.

Abstract:
This research entitled "Between training and education: a reflection on the Continued
Formation of Teachers in the Municipality of Fortaleza" had as main objective to
know if and how the continued formations have contributed to attend to the formative
needs of the teachers in the classroom, seeking to understand through the
discussions the meaning and importance of continuing education for the teacher's
pedagogical. This study is of qualitative character by means of the case study
modality. For data collection, a questionnaire was elaborated and divided into two
moments: professional data of the subjects and questions about the problem in order
to obtain more precise information for this study with the meaning of the continuous
training and what its impact for the pedagogical doing of the teacher. The material
obtained was structured based on the questions, and the analysis of the data was
contributed by the theorists: Alarcão (2001), Lima (2001), Pimenta (2002), Libâneo
(2004), Tardif (2010), Imbernón (2011), Soares (2012), Cavalcante (2014), Pio
(2014) among others. The results show that the Continuous Formations in Fortaleza
offered by the SME, although the professionals know the concept of formation and its
importance, demonstrate difficulty of association theory / practice, application of what
is learned from the meetings in their classroom. Previously, we have made reflections
that are geared towards thinking about the intentions of the formations in their
political and didactic aspects, and of course the complexity of the formative process
for practice and for the praxis of teachers.
 
Keywords: Teacher Training. Continuing Teacher Education. Praxis. Teaching
didactics. Pedagogy.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
CAVALCANTE, PETRÔNIO. ENTRE O FORMAR E O FORMAR-SE: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1