ENTRE O FORMAR E O FORMAR-SE: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
Autor(es):
CAVALCANTE, PETRÔNIO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Esta pesquisa intitulada “Entre o formar e o formar-se: uma reflexão sobre a Formação Continuada de Professores no Município de Fortaleza” tem como objetivo principal conhecer se e como as formações continuadas têm contribuído para atender às necessidades formativas dos professores em sala de aula, buscando entender por meio das discussões feitas o significado e a importância das formações continuadas para o fazer o pedagógico do professor. Este estudo é de caráter qualitativo por interposto da modalidade estudo de caso. Para a coleta de dados elaborou-se um questionário que foi divido em dois momentos: dados profissionais dos sujeitos e perguntas sobre a problemática a fim de obter informações mais precisas para esse estudo com o significado das formações continuadas e qual o seu impacto para o fazer pedagógico do professor. O material obtido foi estruturado baseado nas perguntas, e a análises dos dados teve a contribuição dos teóricos: Alarcão (2001), Lima (2001), Pimenta (2002), Libâneo (2004), Tardif (2010), Imbernón (2011), Soares (2012), Cavalcante (2014), Pio (2014) dentre outros. Os resultados mostram que as Formações Continuadas de Fortaleza oferecidas pela SME, embora os profissionais conheçam a conceituação de formação e sua importância, demostram dificuldade de associação teoria/prática, de aplicação do que é aprendido nos encontros na sua sala de aula. Anteriormente, tecemos reflexões que se encaminham para se pensar sobre a intenção das formações em seus aspectos político e didático e claro a complexidade do processo formativo para prática a práxis dos professores
Palavras-chave: Formação de Professores. Formação Continuada Docente. Práxis. Didática docente. Pedagogia.
Abstract:
This research entitled "Between training and education: a reflection on the Continued Formation of Teachers in the Municipality of Fortaleza" had as main objective to know if and how the continued formations have contributed to attend to the formative needs of the teachers in the classroom, seeking to understand through the discussions the meaning and importance of continuing education for the teacher's pedagogical. This study is of qualitative character by means of the case study modality. For data collection, a questionnaire was elaborated and divided into two moments: professional data of the subjects and questions about the problem in order to obtain more precise information for this study with the meaning of the continuous training and what its impact for the pedagogical doing of the teacher. The material obtained was structured based on the questions, and the analysis of the data was contributed by the theorists: Alarcão (2001), Lima (2001), Pimenta (2002), Libâneo (2004), Tardif (2010), Imbernón (2011), Soares (2012), Cavalcante (2014), Pio (2014) among others. The results show that the Continuous Formations in Fortaleza offered by the SME, although the professionals know the concept of formation and its importance, demonstrate difficulty of association theory / practice, application of what is learned from the meetings in their classroom. Previously, we have made reflections that are geared towards thinking about the intentions of the formations in their political and didactic aspects, and of course the complexity of the formative process for practice and for the praxis of teachers.
CAVALCANTE, PETRÔNIO. ENTRE O FORMAR E O FORMAR-SE: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1