Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Estratégias de educação em saúde no pré-natal: uma revisão integrativa da literatura

Autor(es):
Silva, Ana Carolina Nogueira da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Um grande número de profissionais reconhece a importância da educação em saúde na promoção da saúde e prevenção de agravos, bem como na inversão de indicadores negativos, principalmente no âmbito da assistência pré-natal. Neste sentido, utilizou-se o método da revisão integrativa, que permite realizar uma síntese dos vários estudos publicados sobre o tema. Frente aos resultados encontrados, ratifica-se mais uma vez a importância da educação em saúde enquanto estratégia modificadora de uma determinada realidade, sua relevância para profissionais e usuários, bem como na humanização dos serviços. Como metodologia, utilizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados LILACS, SciElo e BDENF, a partir dos descritores cuidado pré-natal e educação em saúde. Excluindo-se as publicações em língua estrangeira, chegou-se a um montante de vinte e quatro pesquisas entre artigos originais, teses e dissertações. Destas, cinco estiveram repetidas e nove não se encontravam disponíveis online. Os resultados mostraram que ainda há uma prática de atividades de educação em saúde tradicional, no momento da consulta, envolvendo orientações individuais e palestras, porém já se observam novos horizontes na prática da educação em saúde, o uso de estratégias não convencionais. São exemplos, o uso da música, de jogos lúdicos e a organização de cursos em grupo voltados para as gestantes. Quase todos os estudos encontrados envolveram abordagem qualitativa dos dados e a maior parte realizou sua coleta de dados em unidades básicas de saúde. A instituição que mais produziu estudos sobre a temática foi a Universidade de São Pulo. Conclui-se que há uma tendência em se praticar novas estratégias de educação em saúde no Brasil e que muitos profissionais, merecendo destaque os enfermeiros, já tomaram ciência e começaram a utilizar essas estratégias em vista da sua comprovada relevância. Palavras-chave: Educação em saúde, Pesquisa, Cuidado pré-natal.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Ana Carolina Nogueira da. Estratégias de educação em saúde no pré-natal: uma revisão integrativa da literatura. 2009. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 7 de dezembro de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1