Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autor(es):
SILVA, ANA CAROLINA NOGUEIRA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Um grande número de profissionais reconhece a importância da educação em saúde na
promoção da saúde e prevenção de agravos, bem como na inversão de indicadores negativos,
principalmente no âmbito da assistência pré-natal. Neste sentido, utilizou-se o método da
revisão integrativa, que permite realizar uma síntese dos vários estudos publicados sobre o
tema. Frente aos resultados encontrados, ratifica-se mais uma vez a importância da educação
em saúde enquanto estratégia modificadora de uma determinada realidade, sua relevância para
profissionais e usuários, bem como na humanização dos serviços. Como metodologia,
utilizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados LILACS, SciElo e
BDENF, a partir dos descritores cuidado pré-natal e educação em saúde. Excluindo-se as
publicações em língua estrangeira, chegou-se a um montante de vinte e quatro pesquisas entre
artigos originais, teses e dissertações. Destas, cinco estiveram repetidas e nove não se
encontravam disponíveis online. Os resultados mostraram que ainda há uma prática de
atividades de educação em saúde tradicional, no momento da consulta, envolvendo
orientações individuais e palestras, porém já se observam novos horizontes na prática da
educação em saúde, o uso de estratégias não convencionais. São exemplos, o uso da música,
de jogos lúdicos e a organização de cursos em grupo voltados para as gestantes. Quase todos
os estudos encontrados envolveram abordagem qualitativa dos dados e a maior parte realizou
sua coleta de dados em unidades básicas de saúde. A instituição que mais produziu estudos
sobre a temática foi a Universidade de São Pulo. Conclui-se que há uma tendência em se
praticar novas estratégias de educação em saúde no Brasil e que muitos profissionais,
merecendo destaque os enfermeiros, já tomaram ciência e começaram a utilizar essas
estratégias em vista da sua comprovada relevância.
Palavras-chave: Educação em saúde, Pesquisa, Cuidado pré-natal.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, ANA CAROLINA NOGUEIRA DA. ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. 2009. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1