Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A “CANÇÃO DE PROTESTO” COMO RECURSO DIDÁTICOPEDAGÓGICO PARA A CONSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO DO ESTUDANTE

Autor(es):
ANDRADE, THIAGO CORREIA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
O principal objetivo dessa monografia de especialização é entender a escola como
um espaço de construção do saber, percebendo no estudante como um sujeito
capaz de produzir o conhecimento através do uso da canção como mediadora deste
processo. Por isso, essa proposta foi desvincular da ideia tradicional, e ainda
persistente, de que os estudantes são apenas atores coadjuvantes no processo de
produção do conhecimento, recebendo, por muitas vezes, de forma passiva, o saber
oriundo das Universidades. Para tanto, utilizamos a “canção de protesto” no Brasil
composta durante a década de 1970, período da Ditadura Militar, como uma
ferramenta didático-pedagógica na produção do conhecimento histórico numa
experiência realizada numa turma do 9° ano do Colégio José Recamonde Alonso.
Palavras-chave: Canção de protesto, Conhecimento, Ditadura.

Abstract:
The main objective of this monograph of specialization is to understand the school as
a building space of knowledge, realizing the student as a subject capable of
producing knowledge through the use of the song as a mediator of this process.
Therefore, this proposal was unlink the traditional idea, and yet persistent, that
students are only supporting actors in the knowledge production process, receiving,
by often passively, knowledge originating from the universities. Therefore, we use the
"protest song" made in Brazil during the 1970s, a period of military dictatorship, as a
didactic-pedagogical tool in the production of historical knowledge in an experiment
carried out in a class of 9th year of the College Recamonde José Alonso.
Keywords: protest song, knowledge, Dictatorship.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ANDRADE, THIAGO CORREIA DE. A “CANÇÃO DE PROTESTO” COMO RECURSO DIDÁTICOPEDAGÓGICO PARA A CONSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO DO ESTUDANTE. 2014. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1