Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A IDENTIFICAÇÃO DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA INTERVENÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autor(es):
Autor não cadastrado

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Esse estudo traz um breve histórico das tendências pedagógicas, mostrando um pouco dos acontecimentos da Educação Física na época do século XIX até chegar às abordagens pedagógicas por volta da década de 70, ano do início das transformações ideológicas da Educação Física pós-ditadura militar, com os principais conceitos de cada abordagem, juntamente com um quadro que apresenta de maneira mais detalhada as características de cada abordagem pedagógica (objetivo, principal obra, metodologia de ensino, formas avaliação e conteúdos abordados). O objetivo da pesquisa é procurar identificar as abordagens pedagógicas dentro da metodologia e métodos de ensino do docente dentro do contexto das aulas de Educação Física Escolar, ou seja, a relação que o professor faz com esse conhecimento historicamente difundido e debatido. A coleta de dados desta pesquisa foi realizada por meio de uma entrevista direcionada aos professores com experiência no Ensino Fundamental II de escolas públicas de Fortaleza, atuantes ou não, com cinco perguntas sobre as abordagens pedagógicas dentro do contexto da graduação e na intervenção profissional durante as aulas. Os colaboradores puderam expor a sua afinidade com a abordagem ou as abordagens de seu conhecimento, definindo a sua metodologia de ensino.
Palavras-chave: Abordagens Pedagógicas. Transformações Ideológicas. Intervenção Profissional.

Abstract:
This study presents a brief history of pedagogical trends, showing a little of the events of Physical Education in the nineteenth century until reaching the pedagogical approaches around the 70's, the year of the beginning of the ideological transformations of Physical Education after military dictatorship, with the main concepts of each approach, together with a framework that presents in more detail the characteristics of each pedagogical approach (objective, main work, teaching methodology, evaluation forms and content addressed). The aim of the research is to identify pedagogical approaches within the methodology and teaching methods of the teacher within the context of the School Physical Education classes, that is, the relation that the teacher makes with this knowledge historically diffused and debated. The data collection of this research was carried out by means of an interview directed to the teachers with experience in Elementary School II of public schools of Fortaleza, whether or not active, with five questions about the pedagogical approaches within the context of graduation and professional intervention during the classrooms. The collaborators were able to expose their affinity with the approach or approaches of their knowledge, defining their teaching methodology.
Keywords: Pedagogical Approaches. Ideological Transformations. Professional Intervention. .

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Autor não cadastrado. A IDENTIFICAÇÃO DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA INTERVENÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1