Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PROCESSOS EDUCACIONAIS E A PRESENÇA DA CAPOEIRA: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003

Autor(es):
PESSOA, FRANCISCA ALEXSANDRA DANTAS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso de Especialização segue o formato do projeto de pesquisa ampliado cujo objetivo é pesquisar os processos educacionais e a presença da capoeira e seus elementos para uma análise da implementação da lei 10.639/2003. Verificar cientificamente os pontos relevantes a esse processo, observar elementos para uma reconfiguração que é pertinente à história da capoeira, afro-brasilidade que circula nesse universo, integrando culturas, investigar o impacto da metodologia aplicada pelo CECAB (Centro Cultural Capoeira Água de Beber) de Fortaleza- CE atua com uma pedagogia voltada para a aplicação da lei que institui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura da África e dos Afro-brasileiros no currículo escolar do ensino fundamental e médio; bem como analisar a abordagem afro centrada, para a valorização da cultura negra e resultados da presença da capoeira no desenvolvimento sócio, cultural e político das crianças. Para tanto será utilizada a pesquisa de natureza qualitativa, utilizando o campo de pesquisa da escola Vila, onde o CECAB desenvolve esse trabalho, e contará como interlocutores os professores da escola.
Palavras-Chave: Capoeira. Educação. Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Abstract:
Este proyecto es un trabajo de conclusión del curso de especialización de forma ampliada el objetivo principal es la investigación de los procesos educativos y la presencia de la capoeira y sus elementos para un análisis de la aplicación de la Ley 10.639/2003; y de forma específica, el objetivo es investigar el impacto de la metodolog ía aplicada en las instituciones educativas donde el CECAB (Centro Cultural de Capoeira Agua de Beber) opera con una pedagogía centrada en la aplicación de la Ley 10.639/2003, la cual establece la enseñanza obligatoria de la historia y la cultura de África, de los afro-brasileños y de los africanos en el plan de estudios de la educación primaria y secundaria. Con el objetivo de identificar la relevancia de la metodología de CECAB, enfoque africano centrado en la apreciación de la cultura negra y de los resultados de la presencia de la capoeira en el desarrollo socio, cultural y político de los niños. Por tanto la investigación cualitativa será utilizada teniendo como campo de búsqueda las escuelas donde la CECAB desarrolla este trabajo, y contará como interlocutores profesores y estudiantes.
Palabras Clave: Capoeira. Educación. Las políticas para promover la igualdad racial.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
PESSOA, FRANCISCA ALEXSANDRA DANTAS. PROCESSOS EDUCACIONAIS E A PRESENÇA DA CAPOEIRA: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003. 2015. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1