Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ENTENDENDO OS PORTADORES DE TDAH E A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA PARA O PROFESSOR.

Autor(es):
LEMOS, MARIA MARINEIDE ALVES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
A presente monografia é fruto de uma pesquisa bibliográfica. Esta pesquisa tem
como objetivo conhecer e discutir os conceitos do Transtorno do Déficit de Atenção e
Hiperatividade (TDAH), sua compreensão, definição, etiologia genética, fatores
ambientais, características, diagnóstico, tratamento, medicamentos e as possíveis
causas para uma melhor identificação no espaço escolar e na família. Como
Psicopedagoga, o intuito desta pesquisa foi compreender o fenômeno para melhor
auxiliar a criança portadora do Transtorno em suas dificuldades na escola e na vida,
bem como auxiliar na construção do diagnóstico, nos tratamentos e problemas
relacionados à leitura e à escrita dessas crianças. Tendo em vista que o TDAH tem
se tornado cada vez mais comum, observa-se que há a necessidade de maiores
esclarecimentos aos professores e novas metodologias a serem trabalhadas nas
escolas, como também, a aceitação tanto da família como da escola. Entre as várias
causas do insucesso escolar encontra-se o TDAH como uma das mais frequentes
em decorrência da falta de preparo e conhecimento de familiares e professores.
Palavras-chave: TDAH; Hiperatividade; Diagnóstico; Psicopedagogia.

Abstract:
This monograph, the result of a literature search, aims to meet and discuss the
concepts of Disorder and Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), their
understanding, definition, etiology, genetics, environmental factors, characteristics,
diagnosis, treatment, medications, possible causes for better identification in the
school and in the family. How psycho, the aim was to understand the phenomenon
better assist the child with the disorder, their difficulties in school and in life, building
diagnostics, treatments and problems related to reading and writing. Given that
ADHD has become increasingly common, it is observed that there is need for further
information to teachers and new methodologies to be worked in schools, as well as
the acceptance of both the family and school. Among the various causes of school
failure is ADHD among one of the most common due to the lack of preparation and
knowledge of family and teachers.
Keywords: ADHD, hyperactivity, Diagnosis, psychopedagogy

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
LEMOS, MARIA MARINEIDE ALVES DE. ENTENDENDO OS PORTADORES DE TDAH E A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA PARA O PROFESSOR.. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1