Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O ENSINO DE HISTÓRIA DURANTE O REGIME MILITAR NO BRASIL 1964-1985

Autor(es):
SILVA, FRANCISCO CARLOS HOLANDA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Enfatizando a importância do estudo da História, A Ditadura Militar é um recorte de significativa importância para fazer compreender o trajeto do ensino dessa disciplina no Brasil. A presente monografia tem como objetivo analisar o ensino de História durante o regime militar na Educação Básica e no Ensino Superior, incluindo, as práticas pedagógicas utilizadas na formação de professores de História durante o período Militar no Brasil (1964-1985), dirigidas por meio da intervenção direta do Estado na Educação. Pretende-se compreender as razões que levaram as reformas no ensino nesse contexto e reconhecer heranças e resquícios que desempenharam influências até os dias atuais. Tivemos como fundamentação teórica metodológica básica os escritos de WELINGTON, José Germano (2011) BITTENCOUT (2013) BARAGLIO (2011) A análise baseia-se em discussões de pesquisadores e relatos de alunos e professores sobre o tema. Através dessa pesquisa e análise, dos depoimentos encontrados em documentos foi possível perceber que as práticas pedagógicas atendiam aos interesses do Estado subordinando a população brasileira a uma política dominadora e de desvalorização da história e das reflexões referente à realidade, ligadas ao ensino de História e demais ciências humanas.
Palavras-Chave: Ensino de História; Ditadura Militar; Reformas Curriculares.

Abstract:
Emphasizing the importance of the study of history, The Military Dictatorship is a significant cut importance to understand the path of the teaching of this discipline in Brazil. This monograph aims to analyze the history of education during the military regime in Basic Education and Higher Education, including the pedagogical practices used in the training of history teachers during the military period in Brazil (1964-1985), directed by the direct intervention of the state in education. The aim is to understand the reasons for the reforms in education in that context and recognize heritage and remnants influences that played to this day. We had as a basic methodological theoretical foundation's writings Welington, José Germano (2011) BITTENCOUT (2013) BARAGLIO (2011) The analysis is based on discussions of researchers and students and teachers of reports on the subject. Through this research and analysis, the statements found in documents it was revealed that the pedagogical practices met the state interests subordinating the Brazilian population to a domineering policy and devaluation of history and reflections on the reality, linked to history teaching and other humanities. Keywords: History teaching; Military Dictatorship; Curricular reforms.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, FRANCISCO CARLOS HOLANDA DA. O ENSINO DE HISTÓRIA DURANTE O REGIME MILITAR NO BRASIL 1964-1985. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1