Acessibilidade e mobilidade do aluno com deficiência física em uma instituição de ensino superior de Fortaleza – Ceará
Autor(es):
Pereira, Maria Ivone Soares
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
Neste estudo procurou-se conhecer as reais condições de acessibilidade e
mobilidade para o aluno com deficiência física, em uma instituição pública de Ensino
Superior, situada na cidade de Fortaleza - Ceará. Tendo por objetivo geral, refletir
sobre as atuais condições que possibilitam a acessibilidade e mobilidade do aluno
com deficiência física, usuários de cadeira de rodas, nas instituições públicas de
ensino superior. Os objetivos específicos constituem-se: a) analisar as
características físicas do espaço da instituição, lócus da investigação, para a
identificação das possíveis barreiras físicas-arquitetônicas, que dificultam a
acessibilidade e mobilidade de seus alunos com deficiência física; b) avaliar a
percepção dos alunos em relação ao acesso e mobilidade na IES, espaço da
pesquisa; c) examinar se as instalações físicas-arquitetônicas interferem ou não no
bem-estar, no desenvolvimento do ensino e na aprendizagem de seus alunos com
deficiência física. A pesquisa abrange, a priori, uma revisão bibliográfica, tratandose, portanto, de um estudo de caso, utilizando-se de uma abordagem qualitativa e
descritiva. Os sujeitos escolhidos para compor esse estudo foram sete participantes,
entre eles: uma professora universitária e seis graduandos – sendo dois do curso de
Letras, dois do curso de Pedagogia e dois do curso de Psicologia, ressaltando que
somente os estudantes são usurários de cadeira de rodas. Para a coleta dos dados
aplicou-se a entrevista semiestruturada/aberta, registrando em áudio e em fichas, do
tipo: chek-list. Os resultados obtidos apontam que ao longo do tempo a instituição de
ensino, lócus da pesquisa, vem promovendo ações com o intuito de aprimorar e
contribuir com o processo de inclusão escolar de seus alunos com deficiência.
Constatamos que em relação às barreiras físicas/arquitônicas, a IES já vem fazendo
os ajustes necessários conforme os parâmetros estabelecidos pela Associação
Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 9050.2015, mas parcialmente. Concluise que esse estudo possa gerar um chamamento para uma reflexão sobre a questão
da inclusão escolar da pessoa com deficiência física no ensino superior e, que as
pessoas procurem repensar seus conceitos direcionando suas ações livres de
preconceitos, no sentido de contribuir com o fortalecimento da inclusão social e
escolar, isto é, nas instituições públicas de ensino superior.
Palavras-chave: Acessibilidade. Mobilidade. Inclusão. Ensino Superior.
Abstract:
This study aimed to know the real conditions of accessibility and mobility for students
with physical disabilities, in a Higher Education Institution, located in the city of
Fortaleza - Ceará. With the general objective, of reflecting on the real conditions of
accessibility and mobility of students with physical disabilities, wheelchair users, in
public institutions of higher education. The specific objectives are: a) to analyze the
physical characteristics of the institution's space, the locus of research, in order to
identify the possible physical-architectural barriers that make accessibility and
mobility of students with physical disabilities difficult; b) to evaluate students'
perception of access and mobility in IES, a research space; c) examine whether or
not the physical-architectural facilities interfere with the well-being, the development
of teaching and learning of its students with physical disabilities. The research
covers, a priori, a bibliographical review, being, therefore, a case study, using a
qualitative and descriptive approach. The subjects chosen to compose this study
were seven participants, among them: a university professor and six undergraduates
- two of the course of Letters, two of the Pedagogy course and two of the Psychology
course, emphasizing that only students are usuary of chair of wheels. For the data
collection, the semi-structured / open interview was applied, recording in audio and in
files, of type: chek-list. The results show that overtime, the teaching institution, the
premises of the research, has been promoting actions with the aim of improving and
contributing to the process of school inclusion of its students with disabilities. We
found that in relation to the physical / architectural barriers, the IES has already made
the necessary adjustments according to the parameters established by the Brazilian
Association of Technical Standards - ABNT NBR 9050.2015, but partially. It is
concluded that this study can generate a call for a reflection on the issue of the
school inclusion of the person with physical disability in higher education and that
people try to rethink their concepts directing their actions free of prejudice, in order to
contribute to the strengthening of social and school inclusion, that is, in public
institutions of higher
Keywords: Accessibility. Mobility. Inclusion. Higher education.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Pereira, Maria Ivone Soares. Acessibilidade e mobilidade do aluno com deficiência física em uma instituição de ensino superior de Fortaleza – Ceará. 2017. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 22 de março de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1