Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA – CEARÁ

Autor(es):
PEREIRA, MARIA IVONE SOARES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Neste estudo procurou-se conhecer as reais condições de acessibilidade e mobilidade para o aluno com deficiência física, em uma instituição pública de Ensino Superior, situada na cidade de Fortaleza - Ceará. Tendo por objetivo geral, refletir sobre as atuais condições que possibilitam a acessibilidade e mobilidade do aluno com deficiência física, usuários de cadeira de rodas, nas instituições públicas de ensino superior. Os objetivos específicos constituem-se: a) analisar as características físicas do espaço da instituição, lócus da investigação, para a identificação das possíveis barreiras físicas-arquitetônicas, que dificultam a acessibilidade e mobilidade de seus alunos com deficiência física; b) avaliar a percepção dos alunos em relação ao acesso e mobilidade na IES, espaço da pesquisa; c) examinar se as instalações físicas-arquitetônicas interferem ou não no bem-estar, no desenvolvimento do ensino e na aprendizagem de seus alunos com deficiência física. A pesquisa abrange, a priori, uma revisão bibliográfica, tratando-se, portanto, de um estudo de caso, utilizando-se de uma abordagem qualitativa e descritiva. Os sujeitos escolhidos para compor esse estudo foram sete participantes, entre eles: uma professora universitária e seis graduandos – sendo dois do curso de Letras, dois do curso de Pedagogia e dois do curso de Psicologia, ressaltando que somente os estudantes são usurários de cadeira de rodas. Para a coleta dos dados aplicou-se a entrevista semiestruturada/aberta, registrando em áudio e em fichas, do tipo: chek-list. Os resultados obtidos apontam que ao longo do tempo a instituição de ensino, lócus da pesquisa, vem promovendo ações com o intuito de aprimorar e contribuir com o processo de inclusão escolar de seus alunos com deficiência. Constatamos que em relação às barreiras físicas/arquitônicas, a IES já vem fazendo os ajustes necessários conforme os parâmetros estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 9050.2015, mas parcialmente. Conclui-se que esse estudo possa gerar um chamamento para uma reflexão sobre a questão da inclusão escolar da pessoa com deficiência física no ensino superior e, que as pessoas procurem repensar seus conceitos direcionando suas ações livres de preconceitos, no sentido de contribuir com o fortalecimento da inclusão social e escolar, isto é, nas instituições públicas de ensino superior.
Palavras-chave: Acessibilidade. Mobilidade. Inclusão. Ensino Superior.

Abstract:
This study aimed to know the real conditions of accessibility and mobility for students with physical disabilities, in a Higher Education Institution, located in the city of Fortaleza - Ceará. With the general objective, of reflecting on the real conditions of accessibility and mobility of students with physical disabilities, wheelchair users, in public institutions of higher education. The specific objectives are: a) to analyze the physical characteristics of the institution's space, the locus of research, in order to identify the possible physical-architectural barriers that make accessibility and mobility of students with physical disabilities difficult; b) to evaluate students' perception of access and mobility in IES, a research space; c) examine whether or not the physical-architectural facilities interfere with the well-being, the development of teaching and learning of its students with physical disabilities. The research covers, a priori, a bibliographical review, being, therefore, a case study, using a qualitative and descriptive approach. The subjects chosen to compose this study were seven participants, among them: a university professor and six undergraduates - two of the course of Letters, two of the Pedagogy course and two of the Psychology course, emphasizing that only students are usuary of chair of wheels. For the data collection, the semi-structured / open interview was applied, recording in audio and in files, of type: chek-list. The results show that overtime, the teaching institution, the premises of the research, has been promoting actions with the aim of improving and contributing to the process of school inclusion of its students with disabilities. We found that in relation to the physical / architectural barriers, the IES has already made the necessary adjustments according to the parameters established by the Brazilian Association of Technical Standards - ABNT NBR 9050.2015, but partially. It is concluded that this study can generate a call for a reflection on the issue of the school inclusion of the person with physical disability in higher education and that people try to rethink their concepts directing their actions free of prejudice, in order to contribute to the strengthening of social and school inclusion, that is, in public institutions of higher
Keywords: Accessibility. Mobility. Inclusion. Higher education

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
PEREIRA, MARIA IVONE SOARES. ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA – CEARÁ. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1