Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA HORTA ESCOLAR

Autor(es):
TENÓRIO, MARCELO RODRIGUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Este trabalho pesquisou a construção coletiva de uma horta orgânica junto a alunos da Escola Municipal Washington Soares. Por não dispor de espaço suficiente para sua implantação, o espaço da horta foi disponibilizado na Escola Municipal Mattos Dourado, ambas pertencentes à rede pública da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). A relevância deste trabalho fundamenta-se nas relações sociais dos sujeitos envolvidos na troca de saberes, máxime entre a educação ambiental e horta escolar. Essa pesquisa utilizou da metodologia de abordagem qualitativa a partir da pedagogia dialógica de Paulo Freire e contexto interdisciplinar nas atividades desenvolvidas na horta orgânica escolar. Os resultados direcionaram para as atividades que contribuem para a modificação nos hábitos e atitudes de alunos do ensino fundamental quanto à percepção que eles possuem da natureza. O trabalho desenvolvido na horta criou a noção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo. Essa tarefa constrói o senso de responsabilidade, de valores mais humanizados e permeia todo o processo educativo estabelecendo desde cedo relações saudáveis com o meio ambiente e entre as pessoas, formando cidadãos capazes de assumir novas atitudes na busca de soluções para os problemas socioambientais.
Palavras-chave: Horta escolar. Educação ambiental. Interdisciplinaridade.

Abstract:
This work investigated a collective construction of an organic vegetable garden with students of the Municipal School Washington Soares. Due to the lack of sufficient space for its implementation, the space of the garden was made available at the Municipal School Mattos Dourado, both belonging to the public network of the Municipality of Fortaleza (PMF). The relevance of this work is based on the social relations of the subjects involved in the exchange of knowledge, especially between environmental education and school garden. This research used a methodology of qualitative approach based on Paulo Freire's dialogical pedagogy and interdisciplinary context in the activities developed in the school organic garden. The results pointed to the activities that contribute to the change in the habits and attitudes of elementary school students regarding their perception of nature. The work developed in the garden created the notion of solidarity, fundamental for working in groups. This task builds a sense of responsibility, values more humanized and permeates the whole educational process establishing early healthy relationships with the environment and among people, forming citizens capable of taking on new attitudes in the search for solutions to social and environmental problems. Keywords: School vegetable garden. Environmental education. Interdisciplinarity.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
TENÓRIO, MARCELO RODRIGUES. A DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA HORTA ESCOLAR. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1