O LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(es):
COSTA, ANA CLAUDIA DOS SANTOS
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Este trabalho descreve a importância do lúdico como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem na educação física escolar. A ludicidade se concretiza por meio de atividades prazerosas que propiciam aprendizado com dinamismo. No processo educativo a ludicidade vem sendo bastante incentivada como ferramenta pedagógica a ser utilizada em qualquer disciplina da grade curricular, e em Educação Física não é diferente. Objetiva-se com este estudo verificar como os professores do ensino fundamental II Rede pública municipal de Campos Sales utilizam o lúdico nas aulas de Educação Física, identificar os principais argumentos dos professores da rede municipal de Campos Sales para utilização de práticas lúdicas em Educação Física, verificar se as práticas lúdicas estão presentes na aula de Educação Física e por fim, escrever as maiores contribuições das práticas lúdicas recreativas na aula de Educação Física. Para isso foram realizadas entrevistas para captar os principais argumentos justificadores da utilização de práticas pedagógicas lúdicas nas aulas de Educação Física e, as categorias que permeiam o imaginário dos professores colaboradores da pesquisa, quanto ao tema ludicidade, práticas pedagógicas e Educação Física são: participação, interesse, aprendizagem, socialização, interatividade, atratividade, estímulo, criatividade, dinamismo e a cooperação. A partir da entrevista cria-se mecanismos para compreender o foco da pesquisa, sendo entendido inicialmente as diferentes compreensões dos doscentes, no que tange aos resultados da prática de educação física de forma lúdica pois frizam que propicia socialização, desenvolve a coordenação motora, estimula a prática de esportes, combate o sedentarismo e proporciona diversão e prazer. Foi evidenciado de forma considerável que práticas pedagógicas lúdicas em Educação Física são necessárias e válidas devido fomentar maior participação dos alunos. E os colaboradores da pesquisa dividiram as opiniões, criando com isto um leque de conceitos trabalhados a partir de atividades com embasamento lúdico sendo elencados com atividades divertidas pautadas em jogos e brincadeiras, fomenta a inclusão de todos os educandos e desenvolve a criatividade, a colaboração e aumenta a competição, a autonomia e a auto estima. E os professores se sentem preparados para lecionarem com metodologia lúdica, justificando a participação efetiva dos educandos o que possibilita mais 7 aprendizagem e de modo significativo, pois aquilo que é assimilado com prazer é mais difícil de ser esquecido. Palavras-chave: Lúdico. Aprendizagem. Educação física.
Abstract:
This work describes the importance of play as a pedagogical tool in the process of teaching learning in school physical education. The playfulness is achieved through pleasurable activities that provide learning with dynamism. In the educational process playfulness has been strongly encouraged as a pedagogical tool to be used in any discipline of the curriculum, and in Physical Education is no different. The purpose of this study is to verify how the teachers of elementary education II public school network of Campos Sales use the playful in the classes of Physical Education, to identify the main arguments of the teachers of the municipal network of Campos Sales for the use of playful practices in Physical Education, to verify if the ludic practices are present in the Physical Education class and, finally, to write the major contributions of the ludic recreational practices in the Physical Education class. For that, interviews were conducted to capture the main justificatory arguments for the use of playful pedagogical practices in Physical Education classes, and the categories that permeate the imaginary of the collaborating teachers of the research, regarding the subject of playfulness, pedagogical practices and Physical Education are: participation, interest, learning, socialization, interactivity, attractiveness, stimulation, creativity, dynamism and cooperation. From the interview, mechanisms are created to understand the focus of the research, being understood initially the different understandings of the dosentes, regarding the results of physical education practice in a playful way since frizam that provides socialization, develops motor coordination, stimulates the practice sports, combat sedentariness and provide fun and pleasure. It was evidenced to a considerable extent that playful pedagogical practices in Physical Education are necessary and valid due to the greater participation of the students. And the collaborators of the research divided the opinions, creating with this a range of concepts worked out of activities with a playground, being associated with fun activities based on games and games, fomenting the inclusion of all students and developing the creativity, collaboration and increases competition, autonomy and self-esteem. And the teachers feel prepared to teach with playful methodology, justifying the effective participation of the learners what makes learning more meaningful, since what is assimilated with pleasure is more difficult to be forgotten. Keywords: Playful. Learning. Physical education.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
COSTA, ANA CLAUDIA DOS SANTOS. O LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 22 de março de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1