Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autor(es):
COSTA, ANA CLAUDIA DOS SANTOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Este trabalho descreve a importância do lúdico como ferramenta pedagógica no
processo de ensino aprendizagem na educação física escolar. A ludicidade se
concretiza por meio de atividades prazerosas que propiciam aprendizado com
dinamismo. No processo educativo a ludicidade vem sendo bastante incentivada
como ferramenta pedagógica a ser utilizada em qualquer disciplina da grade
curricular, e em Educação Física não é diferente. Objetiva-se com este estudo
verificar como os professores do ensino fundamental II Rede pública municipal de
Campos Sales utilizam o lúdico nas aulas de Educação Física, identificar os
principais argumentos dos professores da rede municipal de Campos Sales para
utilização de práticas lúdicas em Educação Física, verificar se as práticas lúdicas
estão presentes na aula de Educação Física e por fim, escrever as maiores
contribuições das práticas lúdicas recreativas na aula de Educação Física. Para isso
foram realizadas entrevistas para captar os principais argumentos justificadores da
utilização de práticas pedagógicas lúdicas nas aulas de Educação Física e, as
categorias que permeiam o imaginário dos professores colaboradores da pesquisa,
quanto ao tema ludicidade, práticas pedagógicas e Educação Física são:
participação, interesse, aprendizagem, socialização, interatividade, atratividade,
estímulo, criatividade, dinamismo e a cooperação. A partir da entrevista cria-se
mecanismos para compreender o foco da pesquisa, sendo entendido inicialmente as
diferentes compreensões dos doscentes, no que tange aos resultados da prática de
educação física de forma lúdica pois frizam que propicia socialização, desenvolve a
coordenação motora, estimula a prática de esportes, combate o sedentarismo e
proporciona diversão e prazer. Foi evidenciado de forma considerável que práticas
pedagógicas lúdicas em Educação Física são necessárias e válidas devido fomentar
maior participação dos alunos. E os colaboradores da pesquisa dividiram as
opiniões, criando com isto um leque de conceitos trabalhados a partir de atividades
com embasamento lúdico sendo elencados com atividades divertidas pautadas em
jogos e brincadeiras, fomenta a inclusão de todos os educandos e desenvolve a
criatividade, a colaboração e aumenta a competição, a autonomia e a auto estima.
E os professores se sentem preparados para lecionarem com metodologia lúdica,
justificando a participação efetiva dos educandos o que possibilita mais 7
aprendizagem e de modo significativo, pois aquilo que é assimilado com prazer é
mais difícil de ser esquecido.
Palavras-chave: Lúdico. Aprendizagem. Educação física.

Abstract:
This work describes the importance of play as a pedagogical tool in the process of
teaching learning in school physical education. The playfulness is achieved through
pleasurable activities that provide learning with dynamism. In the educational process
playfulness has been strongly encouraged as a pedagogical tool to be used in any
discipline of the curriculum, and in Physical Education is no different. The purpose of
this study is to verify how the teachers of elementary education II public school
network of Campos Sales use the playful in the classes of Physical Education, to
identify the main arguments of the teachers of the municipal network of Campos
Sales for the use of playful practices in Physical Education, to verify if the ludic
practices are present in the Physical Education class and, finally, to write the major
contributions of the ludic recreational practices in the Physical Education class. For
that, interviews were conducted to capture the main justificatory arguments for the
use of playful pedagogical practices in Physical Education classes, and the
categories that permeate the imaginary of the collaborating teachers of the research,
regarding the subject of playfulness, pedagogical practices and Physical Education
are: participation, interest, learning, socialization, interactivity, attractiveness,
stimulation, creativity, dynamism and cooperation. From the interview, mechanisms
are created to understand the focus of the research, being understood initially the
different understandings of the dosentes, regarding the results of physical education
practice in a playful way since frizam that provides socialization, develops motor
coordination, stimulates the practice sports, combat sedentariness and provide fun
and pleasure. It was evidenced to a considerable extent that playful pedagogical
practices in Physical Education are necessary and valid due to the greater
participation of the students. And the collaborators of the research divided the
opinions, creating with this a range of concepts worked out of activities with a
playground, being associated with fun activities based on games and games,
fomenting the inclusion of all students and developing the creativity, collaboration and
increases competition, autonomy and self-esteem. And the teachers feel prepared to
teach with playful methodology, justifying the effective participation of the learners
what makes learning more meaningful, since what is assimilated with pleasure is
more difficult to be forgotten.
Keywords: Playful. Learning. Physical education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
COSTA, ANA CLAUDIA DOS SANTOS. O LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR . 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 22 de março de 2025

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1