PERFIL DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM CURSOS DE
ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE EAD NO MUNICÍPIO DE OCARA -CE
Autor(es):
LOPES, LUCLÉCIA CORREIA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2015
Resumo:
A Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias, na qual professores e alunos não precisam estar no mesmo local e horário estabelecido. Atualmente, as instituições de ensino estão recebendo cada vez mais alunos nesta modalidade por causa da internet que permite os professores e alunos compartilharem conteúdos. Isso acontece pelo grande número de pessoas interessadas em melhorar salários ou manter-se atualizadas, principalmente por meio de especializações, para continuar a atuar no mercado de trabalho que exige pessoas com melhor qualificação profissional. Este trabalho teve como objetivo, apresentar um perfil dos profissionais matriculados nos cursos de modalidade educação a distância e compreender o que motivou esses profissionais a optarem pela Educação a distância. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual do município de Ocara - CE, tendo como sujeitos onze professores e utilizou como instrumento a aplicação de um questionário com questões objetivas. O estudo averiguou os motivos que levaram esses profissionais a optarem por especializações à distância, as vantagens e desvantagens percebidas e a satisfação com seus cursos e conhecimento adquirido. Os resultados obtidos demonstram que os docentes foram motivados a realizar uma especialização a distância por causa da flexibilidade do horário e isso também foi indicado como a principal vantagem da educação a distância. A principal desvantagem apontada foi a falta de encontros presenciais para trocar experiências, dúvidas e realizar interações com os demais colegas da turma. Apesar das desvantagens, todos foram unânimes em afirmar que indicam outros profissionais a realizarem especializações nessa modalidade de ensino. Palavras-chave: Educação a distância. Tecnologias Digitais. Especialização. Qualificação. 1“Este trabalho foi realizado sob a orientação da Professora Ms. Maria Elisete Mota de Oliveira”.
Abstract:
Distance Education is the process of teaching and learning mediated by technology, in which teachers and students need not be the same place and time established. It is currently receiving more and more students because of the internet that allows teachers and students can share content. This happens by the large number of people interested in improving wages or keep updated, mainly through specialization, to continue to operate in the labor market that requires people with better professional qualification. This study aimed to present a profile of the professionals enrolled in education modality of distance learning courses and understand what motivated these professionals to opt for Distance. The survey was conducted in a public school in the city of Ocara - CE, with the subject eleven teachers and used as a tool to apply a questionnaire with objective questions. The study investigated the reasons that led these professionals to opt for specializations in the distance, the perceived advantages and disadvantages and satisfaction with their r courses and acquired knowledge. The results showed that teachers were motivated to carry out an expertise the distance because of the time flexibility and this was also indicated as the main advantage of distance education. The main drawback pointed out is the lack of physical meetings to exchange experiences, doubts and carry out interactions with other classmates. Despite the disadvantages, all were unanimous that indicate other professionals to undertake specialization in this type of education. Keywords: Distance education. Digital technologies. Specialization. Qualification.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
LOPES, LUCLÉCIA CORREIA. PERFIL DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM CURSOS DE
ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE EAD NO MUNICÍPIO DE OCARA -CE
. 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1