RELAÇÃO PÚBLICO PRIVADO NA SAÚDE: ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO GERIDAS POR UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL EM FORTALEZA - CEARÁ
Autor(es):
MARQUES, MARIA ROSILÂNIA DE SOUZA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Introdução: O formato público-privado do sistema de saúde é resultante da relação de forças nas arenas de transação entre grupos de interesses que se organizaram ao longo da história das políticas públicas brasileira. Os interesses de empresas e hospitais privados foram ingressando o aparelho estatal, articulando-se com segmentos da burocracia previdenciária e adaptando uma acomodação de interesses bastante favoráveis ao setor privado. Colaborando para para o amoldamento de um sistema segmentado com uma vinculação do mercado à ação estatal, que mais tarde se inverteria, condicionando o segmento público dependente do privado.Objetivo Analisar o desempenho das Unidades de Pronto Atendimento geridas por uma Organização Social em Fortaleza, através do alcance das metas pactuadas de Saúde no Contrato de Gestão. Método: Pesquisa de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, tendo como lócus de estudo a análise das metas contratuais das UPAs (Itaperi, Jangurussu e Cristo Redentor) no período de Setembro a Outubro de 2018. Para a coleta de dados foram realizadas pesquisa documental e coleta de dados em formulário semiestruturado. Foram realizadas seleções dos contratos de acordo com os critérios de inclusão, e coletados dados das metas contratuais. Utilizou-se o método da Analise Estatística, entedendo como um conjunto de ferramentas usadas para se analisar dados, o instrumento utilizado foi uma planilha construída e analisados no software Microsoft Excel 2010. Resultados: Os resultados encontrados mostram que das quatros metas pactuadas três atingem o grau de desempenho firmado com a Secretaria de Saúde de Fortaleza - CE e apenas uma não atingiu por fatores externos. Nas considerações finais apresentamos um consolidado, compreensões e breves exposições acerca dessa temática.
Palavras-chave: Público privado. Organização Social de Saúde. UPA.
Abstract:
Introduction: The public-private format of the health system is the result of the relationship of forces in the arenas of transaction between interest groups that have been organized throughout the history of Brazilian public policies. The interests of private companies and hospitals were entering the state apparatus, articulating with segments of the social security bureaucracy and adapting accommodation of interests very favorable to the private sector collaborating to the molding of a segmented system with a linkage of the market to the state action, which later it would be reversed, conditioning the public sector dependent on the private segment . Objective To analyze the performance of the Emergency Care Units managed by a Social Organization located in the city of Fortaleza, through the achievement of the Agreed goals of Health in the Management Contract, - CE. Methodology: A descriptive and exploratory quantitative research based on the analysis of the contractual goals of the UPAs (Itaperi, Jangurussu and Cristo Redentor) from September to October 2018. The data collection consisted of documentary research and data collection. Semi-structured form. Contracts were selected according to the inclusion criteria, and data were collected on contractual goals. Data analysis: The statistical method was used, understanding that it is a set of tools used to analyze data. The tool used was a spreadsheet built and analyzed in the software Microsoft Excel 2010. Results: The results found show that from the 04 (four) targets agreed 03 reach the degree of performance established with SMS and only 1 do not reach by external factors. In the final considerations, we present a consolidated, brief and brief exposition about this theme.
Keywords: Public Private. Social Health Organization. UPA.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
MARQUES, MARIA ROSILÂNIA DE SOUZA. RELAÇÃO PÚBLICO PRIVADO NA SAÚDE: ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO GERIDAS POR UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL EM FORTALEZA - CEARÁ. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024
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