A COMPREENSÃO DOS ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(es):
SOUSA, RAFAEL DE LIMA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
Este estudo objetivou investigar a compreensão dos escolares do ensino fundamental sobre educação física escolar. Para tanto foi feito um levantamento bibliográfico sobre a Educação Física como disciplina escolar, Educação Física escolar no ensino fundamental, e também da compreensão dos alunos a respeito da disciplina de Educação Física. A metodologia se deu através de uma pesquisa de delineamento transversal de natureza quantitativa, usando como instrumento um questionário. Composto por 6 questões subjetivas baseado na interpretação pessoal de cada entrevistado, onde buscou investigar as preferências de atividades desenvolvidas durante as aulas de educação física, bem com investiga também quais são as antipatias presentes nas atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física no olhar dos alunos, além de procura averigua qual é a disciplina mais importante na opinião dos alunos e qual é a disciplina que eles mais gostam. E uma questão com alternativa, onde a finalidade foi investiga os benefícios da prática de Educação Física na escola na visão dos alunos. A pesquisa foi realizada com as turmas de 8 e 9 ano do turno da tarde em ambas as escolas, sendo 43 do sexo masculino e 32 do sexo feminino, com 41 participantes da oitava série e com 34 participantes do nono ano, totalizando 75 participantes na pesquisa. Foi constando que nas escolas entrevistadas os alunos gostam das às aulas de Educação Física, entretanto quando perguntado sobre qual é a disciplina mais importante os alunos não colocam a Educação Física nas primeiras posições, todavia, nota-se uma contradição por parte dos alunos, pois quando perguntados diretamente sobre a importância da Educação Física, os mesmos a consideram importante. Também foi possível concluir que de acordo com os alunos eles aprenderam sobre o esporte, saúde e conhecimento sobre o corpo, um fato que chamou bastante atenção nesta pesquisa foi a repudia dos alunos em relação às aulas ministradas em sala de aula às ditas aulas teóricas, observamos nas falas dos alunos uma negação muito forte porte dos alunos acerca dessas aulas, em contra partida, eles gostam bastante das aulas práticas.
This study aimed to investigate the comprehension of elementary school students about school physical education. For that, a bibliographic survey was made on Physical Education as a school discipline, Physical School Education in elementary school, and also on students' understanding of Physical Education. The methodology was based on a cross-sectional survey of a quantitative nature, using a questionnaire as instrument. Composed of 6 subjective questions based on the personal interpretation of each interviewee, where he sought to investigate the preferences of activities developed during physical education classes, as well as investigates what are the antipathies present in the activities developed in the classes of Physical Education in the students' In addition to searching, find out which discipline is most important in the students' opinion and what discipline they like best. And an issue with alternative, where the purpose was to investigate the benefits of physical education practice in the school in the students' view. The research was carried out with the 8 and 9 year classes of the afternoon shift in both schools, being 43 males and 32 females, with 41 eighth grade participants and 34 ninth year participants, totaling 75 participants in the search. It was stated that in the interviewed schools the students like Physical Education classes, however when asked about which is the most important discipline students do not put Physical Education in the first positions, however, there is a contradiction on the part of the students, since When asked directly about the importance of Physical Education, they consider it important. It was also possible to conclude that according to the students they learned about the sport, health and knowledge about the body, a fact that attracted a lot of attention in this research was the repudiate of the students in relation to the classes taught in the classroom to said theoretical classes, We observed in the speeches of the students a very strong negation of the students about these classes, in contrast, they are very fond of the practical classes.
SOUSA, RAFAEL DE LIMA. A COMPREENSÃO DOS ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR . 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1