Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS AO COMPLEXO DA ALIENAÇÃO NA ONTOLOGIA DE LUKÁCS: um estudo fundado na possibilidade da emancipação

Autor(es):
BRAGA, SAMARA ALMEIDA CHAVES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
A presente dissertação consiste, primordialmente, em um ensaio de compreensão acerca da questão dos fundamentos ontológicos da alienação, traçados por Lukács a partir de Marx. Evidenciando, a partir da obra de maturidade do filósofo húngaro, que a problemática da alienação está diretamente relacionada ao complexo objetivação/exteriorização/alienação, configurando-se, portanto, como um problema objetivo e subjetivo, tenta apreender as condições e possibilidades da superação do trabalho alienado, como de seus desdobramentos sobre a totalidade de complexos que constituem a sociabilidade humana sob o capital. Nesse sentido, recupera os pontos centrais da ontologia de Lukács, reafirmando o trabalho como fundamento ontológico do ser social, do qual decorrem todos os demais complexos socialmente construídos, inclusive a educação. Revisita, a seguir, o Trabalho Alienado, nos Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844, de Marx, referência basilar para as elaborações de Lukács, sobretudo, no seu Capítulo IV de Para uma Ontologia do ser social, objeto privilegiado deste trabalho. Com base nesse construto, tenta-se compreender as relações entre a alienação e o complexo da educação, mormente nas condições da crise contemporânea do capital. Na perspectiva da reafirmação da possibilidade onto-histórica da superação da alienação, numa sociedade livre das amarras do capital, ressalta-se a importância da luta no plano educacional, contra os paradigmas e políticas que contribuem para a deformação das personalidades do indivíduo, ao mesmo tempo, negando seu pleno acesso ao patrimônio genérico historicamente construído e entravando a formação de sua consciência de classe.
PALAVRAS-CHAVE: Trabalho; Alienação; Emancipação Humana e Educação

Abstract:
La présente dissertation consiste, primordialement, d‟un essai de compréhension de la question des fondements ontologiques de l'aliénation tracés par Lukács à partir de Marx. En prouvant, à partir de l'oeuvre de maturité du philosophe hongrois, que la problématique de l'aliénation est directement rapportée au complexe objectivation/extériorisation/aliénation en se configurant, donc, comme un problème objectif et subjectif, notre recherche essaye aussi d'appréhender les conditions et les possibilités du surpassement du travail aliéné, comme de leurs dédoublages sur la totalité de complexes qui constituent la sociabilité humaine sous le capital. Dans ce sens, elle récupère les points centraux de l'ontologie de Lukács, en réaffirmant le travail comme un fondement ontologique de l'être social, de ce que s'écoulent tous les autres complexes socialement construits, de même l'éducation. Elle revisite, à suivre, le Travail Aliéné dans Les Manuscrits de 1844, de Marx, de référence fondamentale pour les élaborations de Lukács, surtout, à son Chapitre IV de Pour une Ontologie de l'être social, objet privilégié de ce travail. Sur base de ce concept, notre étude s'essaye de comprendre les relations entre l'aliénation et le complexe de l'éducation, principalement dans les conditions de la crise contemporaine du capital. Dans la perspective de la réaffirmation de la possibilité onto-historique du surpassement de l'aliénation, dans une société libre des câbles du capital, on rejaillit l'importance de la lutte dans le plan scolaire, contre les paradigmes et les politiques qui contribuent à la déformation des personnalités de la personne, en même temps, en niant son complet accès au patrimoine générique historiquement construit et en empêchant la formation de sa conscience de classe.
MOTS-CLÉS: Travail, Aliénation, Émancipation Humaine et Éducation

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BRAGA, SAMARA ALMEIDA CHAVES. ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS AO COMPLEXO DA ALIENAÇÃO NA ONTOLOGIA DE LUKÁCS: um estudo fundado na possibilidade da emancipação. 2011. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1